sexta-feira, 15 de maio de 2015

Semelhança de nomes

Toda e qualquer ação que se refere ao medicamento deve ser cautelosa e cheia de atenção, porque o erro poderá ser fatal. Mesmo os profissionais mais experientes estão sujeitos ao deslize. Uma das causas que pode provocar erros são os nomes dos medicamentos, por serem difíceis de entender, escrever e ler. Infelizmente, erros acontecem na prescrição, na dispensação e no próprio uso dos medicamentos.


Para se evitar problemas, existe um registro oficial de nomes de substâncias usadas como medicamentos. A Denominação Comum Brasileira é a forma correta de se escrever em português uma substância medicamentosa. Ela é derivada de outra lista oficial, a Denominação Comum Internacional ou International Nonproprietary Names, elaborada pela Organização Mundial da Saúde. A DCB traz para a grafia e fonética em português os nomes das substâncias medicamentosas escritas internacionalmente em inglês. Assim, simvastatin (INN) será corretamente escrito em português como sinvastatina.

Além da dificuldade natural de seus nomes, algumas vezes os nomes dos medicamentos são usados abreviados. AZT é uma denominação oficial da zidovudina, medicamento antirretroviral indicado para a infecção por HIV. Assim, essa denominação nunca deveria ser usada para aztreonam ou azatioprina ou azitromicina, erros que já ocorreram, segundo algumas pesquisas. Mas a grande confusão pode acontecer com nomes parecidos.

Alguns exemplos: haloperidol e alopurinol; prednisona e prednisolona; aminofilina e amoxicilina; clorpromazina, clomipramina e clorpropamida. Quanto ao primeiro caso, haloperidol e alopurinol são dois medicamentos com usos bem distintos. Haloperidol é medicamento de ação no sistema nervoso central, utilizado em casos de esquizofrenia, manias e estados impulsivos e violentos. O alopurinol é usado no controle da gota, diminuindo a formação de ácido úrico.

No segundo caso, prednisona e prednisolona, ambos os medicamentos são anti-inflamatórios. Sendo que o primeiro é transformado no segundo pelo fígado. Portanto, ambos têm as mesmas indicações e posologias. Quem tem disfunção hepática deve fazer uso de prednisolona, pois não precisa do fígado para torná-la ativa. A decisão por um ou pelo outro será do médico e não do farmacêutico ou da farmácia.

Aminofilina é um broncodilatador usado em asma e amoxicilina é um antibiótico, em princípio, contraindicado aos portadores de asma. Quanto aos três últimos, a confusão é grande. Enquanto a clorpromazina pode ser prescrita em quadros psiquiátricos agudos, clomipramina tem ação antidepressiva e clorpropamida é um antidiabético. E os nomes comerciais também provocam muitas confusões. Ou talvez até mais.

Prof. Dr Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (1981), especialista em Homeopatia pelo IHFL (1983) e em Saúde Coletiva pela Unisantos (1997), mestre (1997) e doutor (2002) em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professor titular da UniSantos. Sócio proprietário da Farmácia Homeopática Dracena.

(*) Publicado originalmente pelo Jornal da Orla

Nenhum comentário:

Postar um comentário