sexta-feira, 22 de maio de 2015

Quando os suplementos alimentares são recomendados

O nosso organismo, para uma boa qualidade de vida, precisa sempre do equilíbrio, inclusive nos alimentos. A alimentação supre uma série de nutrientes necessários para fornecer energia, constituintes dos órgãos, como o músculo, e substâncias complementares como as vitaminas e eletrólitos. Quanto mais atividade física, mais nutrientes necessários. E quanto mais atividade física, mais estímulo para o desenvolvimento corpóreo.


Em situações específicas de doenças e de carências, há de se fazer a complementação desses elementos. A alimentação adequada tem de ser diária porque nosso organismo somente tende a acumular gordura, como estoque de energia. Todos os demais nutrientes devem ser repostos cotidianamente,em quantidade coerentes.

A suplementação segura é aquela que respeita os níveis máximos de nutrientes estabelecidos pelas DRIs (Dietary Reference Intakes). A Ingestão Dietética de Referência, que é utilizada para orientação e planejamento de dietas. Existindo também a ingestão dietética recomendada, que trata da quantidade de nutrientes que o indivíduo necessita ingerir por dia. Porém se a pessoa necessitar de suplementação, esta deve seguir as quantidades necessárias para cada caso. A ingestão em excesso pode causar prejuízos à saúde.

A suplementação, para ganho de massa muscular, não é recomendada, pois tratando-se de um indivíduo saudável, esses nutrientes podem ser obtidos através de alimentação. Contudo não é o que ocorre, pois muitas pessoas fazem uso de suplemento para melhoria do condicionamento físico. Há de se considerar a diferença existente entre o atleta e as pessoas que praticam atividades físicas (como no caso de academias). O atleta possui gasto de energia muito alto, devido a quantidade de horas que passa treinando, e com isso não da tempo de uma reposição contínua de alimentos, portanto é necessário haver a suplementação. No caso de treinos rápidos, em que não há tanto gasto de energia, essa reposição pode ser feita por alimentação.

Com a intenção de aumentar a massa muscular, muitos fazem a suplementação de aminoácidos, que são as unidades formadoras de proteínas. Porém, em sua composição, um elemento diferente gera todos os problemas, que é o nitrogênio. As proteínas, em seu processo de metabolismo, precisam sofrer ações químicas no fígado, o qual tem capacidade limitada. Quando ingerida em excesso, o organismo busca outras vias para eliminar o nitrogênio dos aminoácidos e, no caso, estimulará os rins a fazê-lo.

Em condições normais, o fígado produz ureia, a partir do nitrogênio, e será excretado pela urina. Quando em excesso, o nitrogênio será expelido na forma de amônia. Desse modo, além de se sobrecarregar o fígado em sua função normal, o rim terá de realizar uma atividade extra, podendo trazer consequências graves. Uma forma de se perceber esse excesso, é o cheiro de amônia na urina.

Michelle Ghenne Quaia - 5º semestre do curso de Farmácia

Referências:

ARAÚJO, L. R.; ANDREOLO, Jesuíno; SILVA, Maria Sebastiana. Utilização de suplemento alimentar e anabolizante por praticantes de musculação nas academias de Goiânia-GO. Rev. Bras. Ciên. e Mov. Brasília v, v. 10, n. 3, 2002.

DOS SANTOS, Miguel Ângelo Alves; DOS SANTOS, Rodrigo Pereira. Uso de suplementos alimentares como forma de melhorar a performance nos programas de atividade física em academias de ginástica. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 174-85, 2002.

Conselho Regional De Farmácia do estado de São Paulo, suplementos alimentares. Disponível em <http://portal.crfsp.org.br/noticias/3982-suplementos-alimentares.html>. Acesso em 28 de Abr. 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário