segunda-feira, 25 de maio de 2015

Os suplementos e as suas substâncias

Em busca do corpo perfeito, dissemina-se uma cultura de suplementação de forma a alcançar esse ideal de beleza de forma rápida. No meio de vários suplementos, encontramos substâncias que melhoram a performance do treino em academias, compostas por metabólitos de proteínas. Porém, o seu uso não deve ser universal, pois necessita de acompanhamento especializado.

As proteínas quando ingeridas são metabolizadas, ou seja, passam por um conjunto de transformações no interior do organismo, que resultam na formação dos chamados metabólitos. As substâncias mais utilizadas são L-carnitina e creatinina. O questionamento que deve ser feito é quanto a racionalidade do uso dessas substâncias para fim estético.

Como suplemento, a L-carnitina vem sendo utilizada com efeitos comprovadamente positivos, com o intuito de realçar a performance aeróbica.  Alguns estudos demonstraram que ela poderia retardar a fadiga muscular e as dores causadas pelo esforço físico excessivo.  Há estudos com pacientes com insuficiência cardíaca em que se suplementação crônica com ela melhorou significativamente a tolerância aos esforços físicos. Pode ser usada em pacientes com doenças renais, AIDS, doença arterial periférica, com resultados positivos e melhora da qualidade de vida do paciente.

O uso da creatina como suplemento tem sido bem estudado e há consenso quanto a sua capacidade de aumentar massa muscular, força e capacidade aeróbica em exercícios de alta intensidade. O principal efeito colateral evidente é a retenção de água ou retenção hídrica. Os efeitos da suplementação crônica ainda não foram estudados de modo conclusivo.

O BCAA é um aminoácido que também é bastante utilizado para melhora da performance, baseiam-se na premissa de que podem promover formação de proteínas musculares, atuar em relação à fadiga, favorecer a liberação de insulina, melhorar a imunidade, diminuir o grau de lesão muscular induzido pelo exercício físico e aumentar a performance de indivíduos que se exercitam em ambientes quentes. Ao ser ingerido excessivamente pode levar a cetose, gota, sobrecarrega dos rins, aumento de gordura corporal, desidratação e induzir perda de massa óssea.

Existem, como visto, benefícios associados a uso desse tipo de suplementação, porém com a limitação de serem utilizados em pessoas com algum tipo de patologia, de modo que eles melhorem o desempenho mediante a uma necessidade real. Ou no caso de atletas de alto nível, cujo metabolismo funciona de modo diferenciado, apresentando necessidades nutricionais diferenciadas. Antes de utilizar um suplemento indicado por um amigo de academia, professor de educação física, procure um especialista, avalie a real necessidade e só tome mediante orientação do mesmo.

Marina Maria de Oliveira – 9º semestre do curso de Farmácia

Referências:

ALTIMARI, L.R. et al. Efeito de oito semanas de suplementação com creatina monoidratada sobre o trabalho total relativo em esforços intermitentes máximos no cicloergômetro de homens treinados. Rev. Bras. de Cien. Farm. vol. 42, n. 2, abr./jun., 2006

ARAUJO, L.R.; ANDREOLO, J.; SILVA, M.S. Utilização de suplemento alimentar e anabolizante por praticantes de musculação nas academias de Goiânia-GO. Rev. Bras. Ciên. e Mov. Brasília v.10 n. 3 p. 13-18 jul. 2002

COELHO, C.F et al. Aplicações clínicas da suplementação de L-carnitina. Rev. Nutr., Campinas, 18(5):651-659, set./out., 2005.

ROGERO, M.M.; TIRAPEGUI, J. Aspectos atuais sobre aminoácidos de cadeia ramificada e exercício físico. Rev. Bras. de Cien. Farm. vol. 44, n. 4, out./dez., 2008


SILVA, A.B et al. Efeitos da suplementação oral de L-carnitina associada ao treinamento físico na tolerância ao exercício de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. J Pneumol 29(6), nov./dez de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário