segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Busca por ‘tratamentos milagrosos’ pode prejudicar tratamento de varizes

Para quem sente na pele as consequências das varizes, dor e cansaço são sintomas recorrentes. Comum nas partes inferiores do corpo, descansar as pernas e praticar exercícios físicos torna-se mais do que fundamental. Para a copeira Josineide Mendes da Luz, de 49 anos, ‘experiência’ é o que não falta quando o assunto é varizes. Ela conta que os primeiros indícios surgiram ainda quando adolescente. Na esperança de se livrar do incômodo, Josineide chegou a recorrer até a uma pomada que prometia praticamente a cura, mas tudo não passou de ilusão.

Após tentativas frustradas, ela procurou um médico e atualmente faz tratamento. Seus hábitos mudaram e agora, após recomendação de um especialista, a atividade física faz parte de seu dia a dia. “Depois que comecei a fazer exercício diminuiu muito as dores nas minhas pernas”.  

Professora e coordenadora Joice
Professora e coordenadora do curso de Enfermagem da UniSantos, Joice Maria Pacheco Antonio Fernandes conta que o ideal é evitar roupas apertadas e posições que exijam ficar por muito tempo em pé ou sentado. Além disso, durante o expediente de trabalho, a ginástica laboral torna-se essencial para evitar o aparecimento das indesejáveis varizes. “Quando o assunto é varizes, a gente fala mais em prevenir do que remediar”.

“Todo mundo tem uma solução para dar”. As receitas caseiras, que muitas vezes são indicadas por conhecidos, fazem parte de um caminho que deve ser evitado, afinal, a busca por tratamentos milagrosos de fato pode resultar em consequências desagradáveis. O ideal, ressalta a professora, é procurar um médico especialista no assunto.  “A consulta no médico é primordial, é ele quem dá o diagnóstico”.

Há casos em que o uso de meias elásticas pode ser uma opção eficaz para o tratamento. A professora lembra que uma das dificuldades dos pacientes é justamente ter tempo para seguir à risca as orientações e assim, muitos acabam conseguindo apenas ao final do dia, o que prejudica o alívio dos sintomas. Para se ver livre das dores ou para que elas ao menos sejam amenizadas, é importante priorizar a saúde e agir conforme a prescrição médica. 


Liliane Souza – 4º semestre do curso de Jornalismo
Crédito de foto: Departamento de Imprensa UniSantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário