quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Questões sobre sexualidade são debatidas na série Diálogos do CIM

O uso de substâncias químicas para estimular a relação sexual esteve no centro da discussão da terceira edição deste ano da série Diálogos do CIM (Centro de Informação sobre Medicamentos), que reuniu cerca de 40 pessoas, entre alunos, docentes e visitantes. O debate sobre A química da sexualidade, realizado ontem (25), no Campus Dom Idílio Soares, foi ministrado pelo coordenador do CIM, professor doutor Paulo Angelo Lorandi.


“A sexualidade não é apenas fisiológica, mas cultural. Ela também é fruto de uma história de vida”. Paulo Lorandi, que é docente no curso de Farmácia e no Programa de Mestrado em Educação da UniSantos, destacou as influências culturais que envolvem a forma de encarar o sexo, que tem suas características modificadas com o passar do tempo. 

Durante a apresentação, ele fez um resgate histórico acerca da sexualidade ao longo dos anos. “Na década de 60, a química da sexualidade começou com os contraceptivos”. Ele explica que neste período a forma de enxergar o sexo, por parte das mulheres, migrou da necessidade exclusiva de reprodução para o prazer de uma relação sexual.

“Há um estudo mostrando que pelo menos 40% dos homens brasileiros sofrem de algum tipo de impotência”. Com o intuito de potencializar o ato sexual, muitos acabam recorrendo ao uso de substâncias afrodisíacas – o problema está justamente na consequência do efeito que tais substâncias podem gerar ao organismo. Antes de tomar qualquer atitude, é necessário consultar um médico especialista.

Aluna do 6º semestre do curso de Farmácia da UniSantos, Anne Elise de Oliveira Marcellino contou que se interessa em participar das palestras do CIM por conta da diversidade de assuntos. “É bom porque a gente conhece mais da nossa área”. Também do curso de Farmácia, Angela Camila Couceiro Floriano, do 8º semestre, ressalta a importância em complementar o que é aprendido nas aulas, além de descobrir as novidades do mercado farmacológico.

CIM UniSantos – A série Diálogos do CIM tem como objetivo discutir questões sobre diversos temas e relacioná-las ao uso correto de medicamentos. Os eventos realizados são promovidos pelo Centro de Informação sobre Medicamentos do curso de Farmácia e abertos para toda a comunidade.

Liliane Souza – 4º semestre do curso de Jornalismo
Crédito de foto: Departamento de imprensa UniSantos





Nenhum comentário:

Postar um comentário