sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Afrodisíacos

A palavra afrodisíaco é derivada de Aphrodite a deusa grega do amor.  O nome é usado para designar substâncias que estimulariam o desejo sexual. Uma variedade de substâncias naturais e alimentos tem sido usada como estimulantes ou para aumento do rendimento sexual. Morango, ostras, chocolate, dentre outros alimentos têm sido utilizados como afrodisíacos, sem nenhuma ou pouca comprovação científica.  O uso de plantas não fica de fora dessas estatísticas, uma vez que tem uma ampla utilização popular.


Os afrodisíacos ainda causam muitas controvérsias, poucos estudos são conduzidos com essas substâncias, outros são indicados somente em caso de condição patológica e não para um aumento de “prazer” ou desempenho sexual de pessoas saudáveis. É importante frisar que o processo sexual depende de diversos fatores, como toda a parte neural envolvida (sensorial e cognitiva), hormônios e fatores genéticos.

Hoje, numa sociedade hipersexualizada, com informações em filmes, revistas e pornografia, a linha entre real e o irreal dentro da sexualidade é confundida, levando a busca de um prazer que não é possível, à procura de algo que aumente a vontade e o tempo da relação sexual. Por outro lado, existem as disfunções sexuais masculinas e femininas. As mulheres, por exemplo, com o decorrer da idade tendem uma diminuição hormonal natural, o que levaria a uma diminuição da vontade sexual. Portanto uma série de fatores pode contribuir para uma melhora em desempenho, muitas vezes não necessitando de substâncias químicas que o façam.

Dentre os agentes naturais utilizados para melhorar a performance sexual inclui-se a L-arginina. Estudos mostram que, em doses elevadas, pode causar melhora significativa da função sexual em homens. Porém, é importante notar que os estudos foram conduzidos em pacientes com disfunção erétil e não em homens saudáveis. A ioimbina é uma substância derivada da árvore africana Pausinystalia yohimbe, estudos em animais demostraram que a ioimbina tem um efeito positivo no desempenho sexual masculino.

Tribulus terrestris é uma espécie vegetal cosmopolita distribuída em todas as regiões quentes do globo. A planta inteira, e especialmente a fruta, é usada na medicina tradicional para tratamento da disfunção erétil, tem em sua composição uma substância chamada protodioscina. Alguns estudos que comprovam sua atividade de melhorar o desejo sexual e a ereção. A Arctium lappa L é usada como afrodisíaco na medicina tradicional chinesa. Alguns estudos mostraram que suas raízes poderiam melhorar a função sexual e comportamento em ratos machos. 

Tendo em vista os níveis de evidência das substâancias apresentadas acima, é importante que muitos cuidados sejam tomados antes de seguir a orientação de um leigo, procure sempre um profissional habilitado e um tratamento condizente com o problema real.

Marina Maria de Oliveira - 10º Semestre Farmácia

Referências:

MARTHUR, M.; SUNDARAMOORTHY, S. Etnhopharmacological studies of tribulus terrestris (linn) in relation to its aphrodisiac properties. Afr J Tradit Complement Altern Med., v.10, p.83-94, 2013.

CANSIAN, F.C. Abordagem fitoquimica, avaliação farmacológica e atividades biológicas de Tynanthus micranthus corr. Mello ex schum. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Defesa: Curitiba, 30/10/2014

CHAUHAN, N.S. et al. A Review on Plants Used for Improvement of Sexual Performance and Virility. BioMed Research International, 2014.

JIANFENG, C. et al.. Effect of aqueous extract of Arctium lappa L. (burdock) roots on the sexual behavior of male rats. BMC Complementary and Alternative Medicine, V.12, 2012.


LARA, L.A.S. et al. Abordagem das disfunções sexuais femininas. Rev Bras Ginecol Obstet., v.30, n.6, p.312-321, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário