segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Antibióticos e hormônios para o tratamento da acne

A acne é uma doença de pele extremamente comum e atinge grande parte da população. Ela tem diversas causas, como a hipersecreção sebácea, a proliferação bacteriana, lesões inflamatórias e utilização de medicamentos que alterem os hormônios dentro do organismo, como por exemplo, uso de anticoncepcionais. Essa doença está diretamente ligada ao bem estar psicológico do indivíduo, porque a estética, principalmente para o jovem, está relacionada com o seu bem-estar e a sua auto-estima, onde pode prejudicar seu desenvolvimento emocional e acarretar em modificações comportamentais.

A acne é comumente desenvolvida na adolescência. A puberdade faz com que os hormônios fiquem elevados, especialmente a testosterona que se eleva principalmente nos homens. Esses hormônios causam mudanças nas glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo, que serve para proteger a pele e mantê-la úmida. A acne começa quando esse óleo começa a passar por um processo de hiperqueratinização, que faz o cravo. Quando o cravo fica exposto ao lado de fora da pele, ele se oxida e fica com aquela aparência de um pontinho preto no rosto. Bactérias também podem crescer nesse processo, que é outra causa da acne.

A terapêutica da acne não envolve apenas cremes, sabonetes e géis de uso tópico. Antibióticos e hormônios também são bastante utilizados para acabar com os problemas de acne no paciente. Os antibióticos tem ótimos resultados para o combate à acne, o único problema são as bactérias que criam resistência contra os fármacos utilizados nesse processo, por isso é importante a escolha do antibiótico ser efetuada a partir do conhecimento do patógeno e a susceptibilidade que ele tem na terapêutica.

A terapia feita a partir da utilização de hormônios é muito comum para mulheres que desejam utilizar contraceptivos orais ou possuem desordens hormonais que propiciam a acne a se proliferar, principalmente quando a taxa de testosterona na mulher está elevada. Há várias classes de medicamentos que atuam em problemas hormonais e possuem efetividade terapêutica contra a acne, por isso é importante saber se informar com o médico dermatologista qual é a melhor terapêutica a ser abordada e se informar, também, com o farmacêutico para não ocorrer o uso indiscriminado desses medicamentos.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 4º semestre do curso de Farmácia.

Referências:

MONTAGNER, S.; COSTA, A.; Diretrizes modernas no tratamento da acne vulgar: da abordagem inicial à manutenção dos benefícios clínicos. Surgical&CosmeticDermatology.v. 2, n. 3, Jul/Set, 2010, p. 205-213

PORTAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA – Tratamento da acne.
Disponível em: http://www.sbd.org.br/tratamentos/tratamento-da-acne/. Acesso em: 26 mar. 2016

TEIXEIRA, M.A.G; FRANÇA, E.R.; Mulheres adultas com acne: aspectos comportamentais, perfis hormonal e ultra-sonográfico ovariano. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. Recife v.7 n.1 Jan./Mar. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário