segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Funcionária pública faz cirurgia bariátrica e perde 36 kg

Caroline perdeu 36 quilos em nove meses
Foto: Divulgação
“Perdi 36 quilos em nove meses”. Esta frase não faz parte do depoimento de alguém que tenha emagrecido com a ajuda de pílulas milagrosas e que hoje esbanja um corpinho manequim 36. Sinônimo de coragem e determinação, a funcionária pública Caroline Filipe Rodrigues, de 30 anos, vive hoje o que jamais poderia viver se não tivesse mudado seus hábitos alimentares.

A temida cirurgia bariátrica pode afastar muitos que de fato precisam dela para perder peso. E se der errado? A dúvida é pertinente, por isso, somente uma equipe especializada e multidisciplinar pode decidir se o paciente obeso deve recorrer ou não ao procedimento cirúrgico. Saiba quando a cirurgia é indicada.

Antes, com 116 quilos, a desmotivação fazia parte da rotina de Caroline. Ela até chegou a tomar medicamentos, mas, toda vez que parava, vinha o efeito sanfona. Quando se dava conta, tinha ganhado ainda mais peso. Enfrentar a balança tornava-se cada vez mais doloroso. A decisão de realmente mudar se deu porque sua saúde ficou comprometida. Ela descobriu que estava com gordura no fígado. Se não emagrecesse, correria sérios riscos.

A partir daí, ela decidiu buscar informações sobre a cirurgia bariátrica, já que as tentativas de emagrecer através de medicamentos, dietas e exercícios não foram bem-sucedidas. Durante aproximadamente quatro meses a funcionária pública foi a vários especialistas. Após diversos exames e a autorização de cada especialista dizendo que ela realmente estava em condições de realizar a cirurgia, Caroline conseguiu marcar o procedimento.

Ela conta que fez a cirurgia do tipo bypass gástrico, que reduz o tamanho e o volume do estômago, evitando assim uma grande ingestão de alimentos. Agora, alimentação balanceada, prática de atividades físicas e consultas regulares ao médico fazem parte de sua rotina. “Ainda estou no prazo de emagrecimento. Faz oito meses que eu fiz a cirurgia e já perdi 36 quilos. Sou uma pessoa feliz, estou realizada. Olho minhas fotos de antes e depois e vejo que realmente foi uma transformação na minha vida”.

Liliane Souza – 6º semestre do curso de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário