quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Uso racional da liraglutida

Atualmente, a obesidade é grande problema de saúde pública. A obesidade pode ser definida pelo índice de massa corporal, calculada pela divisão do peso pela altura ao quadrado. Valores de IMC superiores a 30 kg/m2 caracterizam a obesidade, enquanto que valores abaixo desse e superiores a 25 kg/m2 classificam o indivíduo com sobrepeso. A obesidade pode provocar complicações como a diabetes mellitus tipo 2 (DM2), hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer. 

Além dos fatores genéticos, a principal causa da obesidade é o estilo de vida como os maus hábitos alimentares. Na nossa sociedade, há grande consumo de alimentos processados industrialmente, com grandes concentrações de gordura e carboidratos, além do frequente consumo de refrigerantes.

O desejo de perder peso sem melhorar o estilo de vida pode levar ao uso irracional de medicamentos. Recentemente, mais um medicamento foi aprovado para o controle de peso: a liraglutida. Inicialmente, desenvolvida para o tratamento da DM2, essa substância demonstrou resultados positivos na perda de peso, pois inibe o apetite e retarda o esvaziamento gástrico. Recentemente, a ANVISA aprovou a liraglutida para ser utilizada no controle de peso para adultos obesos ou que estão com sobrepeso com pelo menos alguma consequência, fator de risco, como, por exemplo DM2 ou hipertensão arterial.

Porém, a liraglutida pode causar efeitos adversos, principalmente no uso com a intenção do emagrecimento sem haver o acompanhamento médico. Esse medicamento, quando utilizado dessa forma, pode gerar vários efeitos adversos. Os efeitos colaterais mais comuns variam entre dor de cabeça, náusea, vômito e diarreia, também podendo afetar na absorção de outros medicamentos que o paciente possa estar fazendo uso. Por isso é importante lembrar que a liraglutida é um medicamento que precisa ser utilizado de forma consciente, havendo o acompanhamento médico e não para ser utilizado de livre e espontânea vontade.

Considerando os efeitos colaterais que o uso desse medicamento pode trazer se for utilizado somente para a finalidade de emagrecimento e não como antidiabético, é necessário ter a conscientização de que se houver um maior estímulo para iniciar atividades físicas e melhorar hábitos alimentares para a redução de peso, tendo que, se necessário, ter o acompanhamento nutricional adequado.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 4° semestre do curso de Farmácia

Referências:

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – Liraglutida é aprovada como tratamento auxiliar para o controle de peso em adultos. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu+-+noticias+anos/201616/liraglutida+aprovada+como+tratamento+auxiliar+para+o+controle+do+peso+em+adultos. Acesso em: 12 mar. 2016

COUTINHO. W. Etiologia da obesidade. Disponível em: http://www.abeso.org.br/uploads/downloads/18/552fea46a6bb6.pdf. Acesso em: 12 mar. 2016
FARIA, A.M. Progressos recentes e novas perspectivas em farmacoterapia da obesidade. Arq Bras Endocrinol Metab São Paulo. v.54 n.6. Aug. 2010

VIEIRA, R.S. O uso racional da liraglutida. Centro de Informação sobre medicamentos da Universidade Federal do Ceará. N° 225. Setembro 2011.
Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/c6ff980048b0a1aa91e1fdfbd8335c80/Boletim_CIM_UFC_n_225_set_2011_O_uso_racional_da_Liraglutida.pdf?MOD=AJPERES. Acesso em: 12 mar. 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário