quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Cuidados com a acne

A acne é uma infecção crônica, universal e ocorre devido a vários fatores. Têm início na adolescência e pode estender-se pela vida adulta, acometendo homens e mulheres.A acne causa problemas estéticos de graus variados, gerando impacto psicossocial, interferindo no bem estar e inclusão das pessoas na sociedade. A manipulação excessiva também gera aumento na chance de hiperpigmentação. No entanto, em alguns casos, podem ocorrer manchas ou cicatrizes na pele, mesmo sem retirá-las, e isso ocorre como consequência da hiperpigmentação pós-inflamatória da acne.

As cicatrizes fazem parte dos graus mais severos e com uma intensidade maior. Nesses casos, o tratamento é feito com despigmentantes tópicos como hidroquinona, ácido kojico, arbutin entre outros, associados ou não a tretinoína.

Além dos tratamentos medicamentosos, existem tratamentos alternativos para os casos de acne envolvendo o uso de técnicas de Medicina Tradicional Chinesa (MTC), como a acupuntura, auriculoterapia, fitoterapia etc. Promovem a redução da oleosidade da pele, do quadro inflamatório da acne, além de melhorar o aspecto geral da pele e promover o equilíbrio homeostático do paciente submetido a este tipo de terapia tanto do ponto de vista físico, psíquico, emocional e hormonal.

O tratamento cirúrgico da acne é indicado somente para casos bem específicos. Em relação ao tratamento precoce, o paciente deve ser orientado quanto ao uso de cosméticos corretivos adequados, para que estes não gerem mais inflamação. A melhor forma para a prevenção é a limpeza e higiene facial. A limpeza e/ou a loção adstringente ajuda no controle da oleosidade. Peelings químicos superficiais podem oferecer clareamento também.

Géis hidratantes e/ou composições oil-free (livre de óleos) com ácido salicílico em concentrações baixas, auxiliam no controle da oleosidade, assim como a uniformização da textura da pele. Porém, deve-se procurar a orientação de um farmacêutico.

Laís Oliveira Reis - 8º semestre do curso de Farmácia 

Referências:

ARAUJO, et.al. Acne diferentes tipologias e formas de tratamento, encontro Internacional de produção cientifica, 25-28 out. 2011.

FREITAS,et.al. Potenciais interações medicamentosas na terapia retinóide da acne vulgar, Mostra científica da farmácia, Vol. 2, N.1, Jun. 2015.

SBCD, Sociedade Brasileira de Cirurgia dermatológica, Acne: 9 questões sobre prevenção e tendências em tratamento da pele acneica, Nov.2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário