sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Uso racional da isotretinoína no tratamento da acne

A acne é uma situação inflamatória da porção pilossebácea da pele (associação de pelo à glândula sebácea), caracterizada inicialmente por um comedão (conhecido como cravo). Esse comedão acontece devido à obstrução da saída da unidade pilossebácea, acumulando secreções e restos celulares. Ácaros também podem estar associados. A acne grave sempre deve ser tratada o mais precocemente possível, a fim de evitar evolução para formas inflamatórias. Esses casos podem deixar cicatrizes e desencadear repercussões com impacto negativo na qualidade de vida do paciente. Atualmente, uma opção considerada como curativa é a isotretinoína, substância derivada da vitamina A.

O principal mecanismo de ação da isotretinoína ocorre na glândula sebácea, por meio da redução da sua atividade, diminuindo seu tamanho e quantidade de sebo produzido. Os resultados são extremamente positivos e os casos de recidiva são poucos em relação ao número de pacientes curados. Porém, como qualquer medicamento, a isotretinoína apresenta reações adversas que podem ser graves. Por isso, para sua prescrição é necessária avaliação,preferencialmente, por dermatologista, o qual será capaz de decidir se utilizar a isotretinoína é a melhor opção. Deverá ser feito exames minuciosos e avaliação laboratorial, compreendendo exames das células que compõem o sangue, dosagens de colesterol, triglicerídeos e enzimas do fígado. No caso das mulheres, o uso de anticoncepcional e outros métodos contraceptivos são obrigatórios, pois a isotretinoína é altamente prejudicial ao feto. A gravidez é contraindicação absoluta para o uso da substância.

Outros efeitos adversos incluem ressecamento dos olhos, mucosas nasais, lábios, pele e queda de cabelo. Podem atingir também ossos, trato gastrointestinal, tireoide e rins. Dores de cabeça, dores musculares, nervosismo, insônia, alteração dos níveis de colesterol e triglicerídeos também já foram relatados. Por isso, pacientes com distúrbios de colesterol ou triglicerídeos, diabéticos dependentes do uso de insulina, pacientes que sofrem de doença hepática ou renal, depressivos e com histórico de psicose ou epilepsia não devem fazer uso do medicamento.

Mesmo com todas essas possíveis alterações, a isotretinoína é considerada uma droga segura com efeitos colaterais bem tolerados. Os resultados terapêuticos são excelentes e superam as alterações bioquímicas apresentadas durante o tratamento, desde que estes sejam monitorados periodicamente. O tratamento da acne grave com isotretinoína está previsto nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Como em qualquer terapia medicamentosa, o médico deverá avaliar cada caso, a fim de definir se os benefícios do medicamento superam os riscos.

Thais Damin Lima – 8º semestre do curso de Farmácia

Referências:

SAMPAIO, Sebastião de Almeida Prado; BAGATIN, Edileia. Experiência de 65 anos no tratamento da acne e de 26 anos com isotretinoína oral. An. Bras.Dermatol., Rio de Janeiro, v. 83, n. 4, p. 361-367, Aug. 2008.

BRITO, Maria de Fátima de Medeiros et al . Avaliação dos efeitos adversos clínicos e alterações laboratoriais em pacientes com acne vulgar tratados com isotretinoína oral.An. Bras. Dermatol., Rio de Janeiro, v. 85, n. 3, p. 331-337, June  2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário