terça-feira, 11 de abril de 2017

Chocolates diet adoçados por sorbitol

O chocolate é um produto feito a partir do cacau e seus derivados, sendo que a sua composição varia no mundo todo pela tentativa de agradar o paladar da maioria da população. Ele pode ser encontrado em diversos doces no mercado, como coberturas, bombons e até mesmo em aromatizantes. É um dos produtos mais comercializados no mundo, se tornando, inclusive, simbólico em algumas ocasiões como o dia dos namorados e a Páscoa.

Com o passar do tempo, as necessidades e desejos dos consumidores começaram a mudar, tendo de haver aí a inserção de novas opções de chocolate no mercado. Um exemplo disso é o chocolate diet, inserido no mercado como opção para indivíduos que não podem consumir sacarose, açúcar normalmente utilizado. Porém, é importante que no chocolate tenha as características organolépticas que chamem a atenção do consumidor, como o aspecto, odor e sabor.

O açúcar permite que o chocolate tenha a textura e o sabor perfeito para a maioria dos consumidores, fazendo com que esperem as mesmas características dos chocolates diet. Para compensar a falta de sacarose são adicionados adoçantes. Um dos que é muito utilizado é o sorbitol, bastante presente nos chocolates do tipo diet. O sorbitol é encontrado nas plantas, principalmente em frutas. Tem a capacidade de simular o sabor da sacarose e não causa o aumento de açúcar no sangue, tornando-se substituto ideal.

Porém, o sorbitol não é uma substância que o organismo está acostumado a metabolizar, por isso é pouco absorvido pelos intestinos. A má absorção de sorbitol pode ocasionar desconfortos abdominais, formação de gases e outros sintomas característicos, como diarreia. É preciso lembrar que esses sintomas ocorrem, normalmente, em indivíduos que ingerem grandes quantidades de sorbitol, mas em quantidades moderadas é seguro ingeri-lo.

Muitas pessoas acreditam que o chocolate diet é um chocolate com menos calorias, o que resulta no pensamento de ajudar no emagrecimento ou no raciocínio de poder consumir mais chocolate sem engordar, levando o indivíduo a ter sintomas pela grande ingestão do sorbitol. Essa crença não é verdade, os chocolates diet, muitas vezes, tem a mesma quantidade de calorias que um chocolate comum ou até mais.

Assim, como esse tipo de chocolate tem restrições, consulte o farmacêutico, nutricionista ou médico, antes de consumi-los, para fazê-lo com segurança.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 5° semestre do curso de Farmácia

Referências:

MONTALTO, M. Fructose, trehalose and sorbitol malabsorption. European Review for Medical and Pharmacological Sciences. Roma, v. 17, n.2, p. 26-29, 2013.

RICHTER, M.; LANNES, S.C.S. Ingredientes usados na indústria de chocolates. Rev. Bras. Cienc. Farm. São Paulo, v.43, n.3, Junho/Setembro 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário