segunda-feira, 17 de abril de 2017

Compulsão alimentar por chocolate

Alimentar-se é uma das primeiras providências a ser tomada pelo ser vivo para manter-se são e dar continuidade ao seu crescimento e desenvolvimento. É o alimento que fornecerá energia suficiente para que o corpo se mantenha aquecido, física e intelectualmente ativo e com todas as funções necessárias à vida. 

No entanto, para o compulsivo alimentar, a situação é bem diferente.  Estudos indicam que a maioria das pessoas compulsivas raramente tem consciência da sua fome fisiológica e os sinais que dão origem ao seu desejo de comer vêm de qualquer lugar, menos do estômago. O compulsivo usa da comida, consciente ou inconscientemente, para lidar com a ansiedade, estresse e para se confortar quando se sente triste, solitário ou amedrontado. A compulsão se traduz por uma alimentação fora de sintonia com as necessidades naturais do organismo e representa uma forma de enfrentar os problemas da vida. 

Quando falamos em compulsão alimentar não podemos nos esquecer de um grande membro alvo desse problema, o chocolate.  Estudos indicam que os consumidores compulsivos de chocolate, os conhecidos “chocólatras”, podem ser comparados a pessoas compulsivas por jogos, internet e até mesmo drogas. Entre as atitudes de uma pessoa compulsiva podemos citar arrependimento após o consumo, consumo escondido, por se sentir constrangido ou para não ter que dividir, tornando-se uma pessoa fissurada pelo doce.

Especialistas afirmam casos de irritabilidade e tristeza em pessoas, após o consumo do chocolate em excesso, pois ele causa uma sensação de bem estar e euforia no momento em que é ingerido, gerado pela feniletilamina. Por ser um efeito passageiro, gera o efeito rebote, fazendo com que a pessoa consuma cada vez mais para voltar a sentir o bem-estar, sendo o chocolate ao leite o mais procurado pelos consumidores compulsivos.

Porém, o uso excessivo está diretamente relacionado ao aumento da ingestão de açúcar,  presente intensamente na composição de alguns tipos de chocolates, que por sua vez, em excesso, podem acarretar uma série de malefícios à saúde, como ganho de peso. Recomenda-se a ingestão moderado de 30g de chocolate do tipo maio amargo por dia, devido a menor quantidade de açúcar, lembrando sempre de evitar os excessos, garantindo assim, uma vida saudável e prazerosa. 

Guilherme da Silva Jonas - 8º semestre do curso de Farmácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário