terça-feira, 18 de abril de 2017

Gripe suína e outras mutações do vírus Influenza

A gripe é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus influenza, diferentemente dos resfriados que podem ser produzidos por uma grande variedade de vírus. Somente o rinovírus tem mais de 100 subtipos diferentes. A gripe pelo influenza é mais grave do que os resfriados. O influenza acomete, principalmente, as vias respiratórias, podendo causar febre, dor muscular, fraqueza, coriza e dor de garganta.

O vírus possui subtipos classificados em A, B e C, sendo que normalmente os subtipos causadores de epidemias são os A e B. O motivo disso é pelo fato desses subtipos sofrerem mutações genéticas constantemente, favorecendo novos tipos de gripe, podendo ser mais fortes ou mais fracas.

O influenza A pode infectar outros seres vivos como aves e porcos, o que pode ocasionar novas mutações que, também, são caracterizadas em tipos como o H1N1, H7N9, H10N8. As letras H e N presentes em seus nomes significam o tipo de substância presente no vírus, sendo que a letra H significa hemaglutinina e a letra N significa neuraminidase. Essas duas estruturas têm grande importância no momento de infecção do vírus. A hemaglutinina é uma estrutura que permite a fixação do vírus à célula a ser infectada e a neuraminidases é uma enzima que irá permitir a fusão do vírus à membrana da célula alvo. As neuraminidases são alvos no momento de desenvolvimento de novos medicamentos.

Essas duas estruturas podem variar e ter diversas combinações entre si, o que resulta nas grandes diferenças de um vírus para o outro, justificando as afirmações das pessoas que dizem ter pegado uma gripe mais forte ou coisas do gênero. A gravidade da doença se dá por ter sido infectadas por subtipo diferentes de vírus. O H1N1, é um subtipo do influenza A que tem alta capacidade de infectar o ser humano, sendo o vírus da pandemia ocasionada em 2009.

O H1N1 é vulgarmente chamado de “gripe suína” pois a sua mutação foi identificada, primeiramente, em suínos, sendo essa variante capaz de infectar o homem. É errado dizer que o H1N1 é uma gripe de porcos ou suínos, pois existem tipos de vírus que podem infectar apenas o homem, apenas o animal ou podem infectar ambos. O H1N1 é um vírus capaz de ser passado do suíno para o ser humano, mas também é transmitido entre os seres humanos por meio de secreções, como o muco.

Por mais que a última pandemia do vírus tenha ocorrido em 2009, o mesmo tipo de vírus pode aparecer circulando novamente em cidades, estados e até mesmo países dependendo das circunstâncias epidemiológicas. A vigilância, por meio das notificações de casos, é que é capaz de dizer qual tipo de vírus está mais presente na comunidade em um dado momento. Isso é fundamental para a decisão no tratamento e alerta à população.

Com a chegada de tempos frios e secos, a transmissão do vírus fica mais facilitada. Por isso, evite locais fechados como meios de transporte coletivo e perca o hábito de colocar as mãos na boca ou em qualquer local que facilite a entrada do vírus no organismo, como olhos e nariz. O vírus pode continuar impregnado em locais que os infectados já entraram em contato, por isso é importante sempre que sair, ter o hábito de lavar bem as mãos quando chegar em casa. Quaisquer eventuais dúvidas que apareçam, procure um médico ou farmacêutico para auxiliá-lo.


João Gabriel Gouvêa da Silva – 5° semestre do curso de Farmácia

Referências:

MARTINEZ, J.A.B. Influenza e publicações científicas. J. bras. pneumol. São Paulo, v.35, n.5, Maio 2009.

CARNEIRO, M. et al. Influenza H1N1 2009: revisão da primeira pandemia do século XXI. Revista da AMRIGS. Porto Alegre, v.54, n.2, p.206-213, Abr./Jun. 2010.

CAMPOS, H.S. Gripe ou resfriado? Sinusite ou rinite? Jornal Brasileiro de Medicina. Rio de Janeiro, v. 102, n.1, Jan./Fev. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário