quarta-feira, 19 de abril de 2017

Hipertensão na adolescência

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é doença que pode ser ocasionada por diversos motivos, levando a um aumento da pressão arterial. Muitas vezes, a HAS não é vista com a importância que deveria ser considerada, mas é uma doença que, se não tratada, pode provocar diversos problemas em vários órgãos. São exemplos das consequências da HAS: arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, nefrosclerose nos rins, acidente vascular encefálico e pode causar, inclusive, alterações oftalmológicas, afetando a visão.

A sua prevalência na população é elevada, sendo comum tanto na população adulta quanto na população jovem. O aumento da pressão arterial é algo comum com o passar do tempo quando se atinge mais idade. Uma explicação plausível é o fato de os vasos sanguíneos perderem sua elasticidade, tornando-se mais rígidos. Desenvolver esta doença quando jovem não é comum, sempre estará vinculado a uma causa, como por exemplo, um estilo de vida não adequado.

É evidente que, com o passar do tempo, os hábitos e desejos dos jovens vão mudando, sendo essas mudanças os principais motivos pelo desentendimento de gerações. Nos dias de hoje, com todo o desenvolvimento eletrônico e tecnológico, é comum encontrar jovens que preferem ficar em casa utilizando a internet ao invés de sair de casa e movimentar-se. Pela facilidade de entrar em contato com colegas via internet ou encontrar métodos de se divertir como, por exemplo, jogos eletrônicos, o jovem tende a ter menos incentivo de sair de casa e praticar atividades físicas, tornando-se sedentário.

Outro problema comum nos jovens de hoje em dia são é o maus hábitos alimentares. Muitos optam pelos alimentos tipo junk foods, como os fast foods, salgados e refrigerantes em vez de refeições saudáveis, principalmente nos horários de almoço e jantar. Esses alimentos são de baixo custo e têm um sabor agradável e prazeroso. Também é muito comum ocorrer em famílias nas quais os responsáveis pelo adolescente não têm tempo de cozinhar, fazendo com que tenham que comer fora de casa.

Sedentarismo e maus hábitos alimentares são fatores que podem desencadear a HAS, porém se diagnosticada precocemente, pode apresentar curas sem consequências. É importante manter o hábito de praticar exercícios físicos e se alimentar bem todo dia, optando pelo alimentos gordurosos o mínimo possível, tentando evitá-los na maioria das vezes. Procure o auxílio de um farmacêutico ou médico sempre que desejar buscar orientação, até mesmo sobre estilos de vida.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 5° semestre do curso de Farmácia

Referências:

ROSA, A.A.; RIBEIRO, J.P. Hipertensão arterial na infância e na adolescência: fatores determinantes. Jornal de Pediatria. Porto Alegre, v.75, n.2, 1999.

KUSCHNIR, M.C.C.; RIBEIRO, M.G. Hipertensão arterial na adolescência: abordagem e tratamento. Adolescência & Saúde. Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, Out. 2006.


KUSCHNIR, M.C.C.; MURAA, C. Hipertensão arterial na adolescência: conduta. Adolescência & Saúde. Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, Set. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário