sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Alimentação balanceada pode contribuir para evitar o aparecimento de gorduras localizadas

Quando o assunto é celulite, não tem jeito, mais vale prevenir do que remediar. Atire a primeira pedra quem nunca utilizou ou ao menos pensou em recorrer àqueles produtos que disputam as prateleiras de drogarias e supermercados prometendo mundos e fundos. Ávidos por eliminar os indesejáveis furinhos na pele, muitos se rendem às tentações do mercado de cosméticos. O problema é que nem sempre há comprovação científica da eficácia de tais substâncias. Uma alimentação balanceada, por sua vez, possui papel fundamental ao evitar o acúmulo de gorduras que, consequentemente, podem resultar no aparecimento da celulite.


Paola Kristina, funcionária pública
Preocupada com a questão, a funcionária pública Paola Kristina Vieira confessa que já se rendeu
a cremes que diziam combater a celulite. A tentativa, no entanto, foi em vão, já que sequer fez diferença. Agora, consciente sobre as falsas promessas de muitos cosméticos, ela conta que prefere adotar uma alimentação saudável, além da prática de exercícios.

Coordenadora do Ambulatório de Nutrição da UniSantos, a professora Renata Doratioto Albano explica que não existem alimentos milagrosos capazes de combater ou evitar especificamente a celulite, no entanto, uma alimentação equilibrada ajuda a evitar o aparecimento de gorduras localizadas. Logo, desempenha papel fundamental, já que a celulite costuma aparecer em locais onde há acúmulo de gordura.

Beber refrigerante dá celulite. Mito ou verdade? Mito. Segundo Renata Albano, que é doutora em Saúde Pública (concentração na área de Nutrição), a ingestão de refrigerantes deve ser evitada porque pode levar ao excesso de peso. No entanto não há comprovação científica de que ela tenha influência direta sobre o aparecimento da celulite. É apenas uma consequência.

Ambulatório de Nutrição – Dúvidas sobre questões nutricionais podem ser gratuitamente esclarecidas por profissionais da Nutrição no ambulatório da UniSantos. No local, é realizado o Programa de Acompanhamento Nutricional, individual ou em grupo. O agendamento deve ser feito pelo telefone (13) 3228 1215. 

Liliane Souza - 4º semestre do curso de Jornalismo
Crédito de foto: Departamento de imprensa UniSantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário