quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O que é celulite?

A “celulite”, termo popular para fibro edema geloide, foi descrito por volta de 1920, na França, quando um pesquisador identificou e descreveu as alterações estéticas que ocorrem na superfície da pele. É uma alteração que provoca deficiência na circulação sanguínea e linfática, fraqueza muscular frequente, podendo levar à quase total imobilidade dos membros inferiores e dores intensas. A pele adquire um aspecto em forma de “casca de laranja” com depressões irregulares sendo que os locais mais afetados são as coxas e região glútea. A panturrilha, os braços e abdome podem ser afetados em menor intensidade. Devido a alteração estética, problemas emocionais podem surgir. 

É considerada de origem multifatorial por estar relacionada a efeitos hormonais, dietas inadequadas, obesidade, predisposição genética, dentre outros. A taxa de ocorrência é estimada em 90% das mulheres, logo após a adolescência e raramente nos homens. Pode ser classificada em três graus diferentes. No primeiro, as alterações na pele são percebidas somente em compressão por meio de tecidos quando em pé. O segundo grau é quando as alterações se tornam visíveis de forma espontânea, com margens bem delimitadas, esteja a pessoa deitada ou em pé. No terceiro grau, a pele aparenta enrugamento e flacidez.

O tratamento é multiprofissional, as técnicas mais comuns são a massagem modeladora, drenagem linfática, carboxiterapia, ultrassom associado a fenoforese e uso de fitoterápicos. As diversas técnicas podem ser usadas de forma isolada ou associadas para potencialização do efeito. É importante também que a causa da celulite seja tratada e, portanto, a necessidade de dieta adequada, controle hormonal, exercícios físicos, dentre outros. A associação dessas práticas pode impedir sua reincidência.

Na carboxiterapia, utiliza-se o anidrido carbônico (CO2) medicinal. É definido como um gás não tóxico, com 99% de pureza, presente normalmente no nosso organismo como resultado da respiração. É aplicado por injeção hipodérmica no local desejado. A ação farmacológica do mesmo no tecido causa vasodilatação e resulta no aumento do fluxo vascular, aumento da vascularização no local, destruição das células gordurosas e consequente melhoria da celulite. O ultrassom é utilizado juntamente com um gel, promovendo efeitos anti-inflamatórios e aumentando a circulação sanguínea no local, com consequente melhoria da celulite.

O uso de fármacos acaba por ser terapia complementar aos outros tratamentos. Apesar de existirem formulações sendo lançadas todos os anos, muita não tem evidências científicas de funcionamento. Alguns estudos têm provado os benefícios de substâncias como são centella asiática, ginkgo biloba, meliloto, castanha da índia e cafeína. Teriam ação auxiliando a quebra de gordura, restaurando a derme, favorecendo a permeabilidade capilar e diminuindo edema.

Como visto, para o tratamento existem diversos recursos disponíveis no mercado, porém nem todos apresentam resultados satisfatórios ou comprovação científica. Portanto, é necessário procurar a orientação de um profissional habilitado, para que se tome a melhor conduta para o caso, tendo em vista aquilo que é realmente eficaz e não lenda.

Marina Maria de Oliveira - 9° semestre do curso de Farmácia

Referências:

MACHADO, A.F.P. Incidência de fibro edema geloide em mulheres caucasianas jovens. Arq Bras Ciên Saúde, Santo André, v.34, n.2, p.80-6, Mai/Ago 2009.

GONÇALVES, S.; MENEZES, R.C.; RIBEIRO, E.R. Ultra-som no Tratamento do Fibro Edema Gelóide. Rev. Insp., v.1, n.1, Junho/julho de 2009.

MEYER, P.F. et al. Desenvolvimento e aplicação de um protocolo de avaliação fisioterapêuticaem pacientes com fibro edema gelóide. Fis. em Mov.,v.18, n.1, p. 75-83, jan./mar., 2005.
AZEVEDO, L.M.L. O uso da Carboxiterapia no tratamento do Fibro Edema Gelóide. Disponivel em: <http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/19/59_-_O_uso_da_Carboxiterapia_no_tratamento_do_Fibro_Edema_GelYide.pdf> Acesso em: 06 de agos 2015.

LOPES, E.B. Análise comparativa do tratamento com manthus no FEG grau III utilizando gel comum ou gel com princípios ativos em mulheres de 27 á 42 anos de idade. Rev. Cient. JOPEF v.15, n.2, 2011-2013.

COSTA, A et al. Lipodistrofia ginoide e terapêutica clínica: análise crítica das publicações científicas disponíveis. Surg Cosmet Dermatol., v.4, p. 64-75, 2012.

TERRA, R.S; MININ, M.M.; CHORILLI, M. Desenvolvimento e avaliação da estabilidade físico-química de formulação anticelulítica acrescida de lipossomas contendo sinefrina e cafeína. Rev. Bras. Farm., v.90, p.303-308, 2009.

MAGALHAES, B.H.; CAMARGO, M.F.; HIGUCHI,C.T. Indicação de uso de espécies vegetais para o tratamento da celulite com fins cosméticos. Rev. de Saúde, Meio Amb., Sust.; v.8, n.3, 2013.

PACHECO, T.F. Efeitos da carboxiterapia sobre o fibroedema-geloirde na região posterior de coxa. Trabalho de Conclusão de Curso, Fisioterapia, Universidade do Extremo Sul
Catarinense, Criciúma, 201.

Nenhum comentário:

Postar um comentário