segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Como lidar com crianças hiperativas em sala de aula?


Inquietude fora do normal, desatenção e impulsividade. Imagine estas e outras formas de comportamento ligadas a uma criança. Agora pense nas dificuldades que um pedagogo pode enfrentar ao ter de lidar com uma classe que tenha alunos hiperativos sem que haja uma estrutura adequada. Além da busca por uma especialização, a fim de aprender a lidar melhor com a condição do aluno e estimulá-lo ao aprendizado, é necessário que o professor receba apoio de toda a coordenação escolar.

Primeiramente, é preciso haver o diagnóstico. A professora mestre Thais dos Santos Lucas Gomes Rocha, do curso de Pedagogia da UniSantos, explica que o laudo médico é fundamental para que se saiba diferenciar a agitação comum de um caso de hiperatividade – a partir daí o pedagogo poderá avaliar de forma efetiva o melhor método de aprendizado a ser adotado. “A criança hiperativa tem como característica uma inquietação que não se tem controle. Isso não quer dizer que ela não tenha condição de aprender, muito pelo contrário”, destaca.

Disponibilizar mais tempo para realizar as atividades e, principalmente, dar acolhimento à criança são questões primordiais para contribuir com a inserção deste aluno ao meio. Mas é claro que para isso seja aplicado, é preciso dar condições ao professor. De que adianta cobrar resultados se ele, sozinho, deve se responsabilizar por uma classe com vários alunos? Essa precariedade inviabiliza uma atitude eficaz, o que acaba culminando em um déficit educacional, tanto para os hiperativos quanto os demais.

Surge a necessidade de um outro profissional em classe. A professora Thais, que faz parte do Departamento de Apoio Pedagógico, Psicológico e Social da UniSantos, conta que em determinados casos a figura de mais de um professor em sala de aula é essencial para “atender a demanda”. O problema é que quando não se pensa em atitudes como essa, os reflexos atingem a todos. Tanto os alunos, que podem acabar se afastando da escola, quanto os professores, que vão perdendo o estímulo. 

Uma outra questão importante se dá quanto à especialização do profissional. Buscar meios além da própria graduação é fundamental para trabalhar a inclusão. Dificuldades sempre existirão, mas é fato que quanto mais conhecimento se tem, maior a noção para saber lidar com a situação – a fim de promover a inclusão e mostrar que as crianças hiperativas, mesmo com suas peculiaridades, são plenamente capazes de adquirir conhecimento.


Liliane Souza – 4º semestre do curso de Jornalismo

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