terça-feira, 29 de setembro de 2015

Hidratação corporal é só uma questão estética?

Hidratar a pele pode parecer uma questão meramente estética. Está certo que a ideia do frescor, da maciez e do perfume podem dar essa impressão, mas por trás destas vantagens está o principal benefício: hidratantes corporais formam uma espécie de película protetora na pele que ajuda a manter a água no corpo, impedindo que ela evapore através do suor. Mas é claro que para garantir a tão desejada pele de pêssego é preciso mais do que isto; não basta se encher de cremes e óleos, é necessário beber água.

“A verdadeira hidratação vem de dentro, quando você bebe água tudo funciona melhor no organismo”, diz o professor doutor Tulio Nakazato da Cunha, do curso de Farmácia da UniSantos. Ele destaca ainda que a ação de óleos corporais pode ser mais eficaz do que os próprios cremes, também por conta da praticidade, já que muitos podem ser aplicados durante o banho.

E para quem tem pele oleosa? O professor, que ministra as aulas de Cosmetologia, explica que o melhor é evitar o uso de óleos e optar por hidrantes em gel, à base de silicone ou do tipo oil free, que são livres de óleos. Este é o caso da estudante Jéssica Bueno Fernandes. Para evitar efeitos indesejados à sua pele, que é oleosa, ela procura utilizar os produtos adequados. Ela conta que já teve a experiência de passar um creme para outro tipo de pele, e o resultado foi desagradável. “Ficou mais oleosa”, diz.

O mercado oferece opções para peles normais, mistas, secas e oleosas. Há cremes, óleos, produtos em gel. A variedade pode gerar diversas dúvidas, mas o fato é que a escolha deve vir de acordo com o tipo de pele, já que as formulações são diferentes. Uma pele seca, por exemplo, pode ressecar mais ainda se for utilizado um produto específico para peles oleosas. 

Além destas questões, é preciso ficar atento às condições climáticas do local, principalmente quando se trata de produtos vindos de outros países. Um hidratante de fabricação europeia certamente terá uma formulação diferente do que venha de países tropicais, e assim por diante. “Qualquer pessoa pode ter a pele bonita, desde que se escolha o produto certo”, completa o professor.

Para quem realiza tratamento de pele, a hidratação é ainda mais importante. O professor explica que devido à maciez e flexibilidade adquirida através de hidratantes, fica mais fácil ocorrer a penetração de ativos, sejam cosméticos ou medicamentosos. “Todo tratamento começa na hidratação”.

Liliane Souza - 4º semestre do curso de Jornalismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário