segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Crianças: déficit de atenção e hiperatividade


O metilfenidato é um medicamento usado para o controle do 
transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). É uma doença em que a criança não consegue se concentrar muito tempo sobre uma mesma coisa. Qualquer outra atividade desvia sua atenção. Além disso, a criança fica irrequieta, não para em lugar algum, mexe em tudo. Apesar de ser, de fato, uma doença, acredita-se que seu diagnóstico tenha se banalizado no mundo todo. Há de se ter em conta que esses mesmos sintomas podem ser fruto do tipo de educação comum nos dias de hoje, quando não se tem limite e as crianças são estimuladas excessivamente pelos pais, pela TV, pelos jogos, etc.

E o mundo todo está preocupado com o uso indevido da substância metilfenidato. Quando usado corretamente, é um medicamento seguro, mesmo sabendo-se que toda substância sempre provoca reações adversas. Porém, um dado preocupante é que, entre 2009 e 2011, no Brasil, sua dispensação regular aumentou cerca de 25%. E, nesse mesmo período, houve aumento de 75% no consumo se considerarmos apenas as crianças com idade entre 6 e 16 anos. Esses dados oficiais são do sistema nacional de controle, da Anvisa.

Segundo o boletim da agência de medicamentos, há redução de consumo nos meses de férias e aumento no segundo semestre. Uma possível explicação é que esse medicamento tende a ser usado como controle do estado excessivamente estimulado das crianças dos dias de hoje, às vezes, erroneamente diagnosticadas com TDAH. Por isso, o metilfenidato chega a receber a denominação de “droga da obediência”.

Por outro lado, esse medicamento também é usado de outra forma inadequada. Em princípio, por sua capacidade estimulante, o metilfenidato mantém o estado de vigília, aumentando a capacidade de concentração. É uma substância muito procurada pelos jovens. Agindo de outro modo, provoca os mesmos efeitos da cocaína e da anfetamina. Estima-se que mais de 5% dos universitários americanos façam uso dessa substância.

Um estudo francês demonstra a necessidade de um complexo controle sobre o consumo desse medicamento, quer seja pela prescrição indevida, quer seja pelo uso inadequado. No Brasil, a Anvisa considera que esse medicamento tem sido prescrito por profissionais não especialistas no assunto, o que poderia se apresentar como um fator de problema. Já um estudo brasileiro demonstra maior divulgação por parte da indústria farmacêutica para além dos profissionais da saúde, o que poderia gerar uma pressão pelo seu maior consumo.

O metilfenidato, quando usado por muito tempo, ou de forma abusiva, pode provocar problemas cardiovasculares e transtornos psicóticos de certa gravidade.

Prof. Dr Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (1981), especialista em Homeopatia pelo IHFL (1983) e em Saúde Coletiva pela Unisantos (1997), mestre (1997) e doutor (2002) em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professor titular da UniSantos. Sócio proprietário da Farmácia Homeopática Dracena.

*Texto publicado originalmente pelo Jornal da Orla no dia 25 de julho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário