segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Causas da anemia ferropriva

Os seres humanos precisam repor diariamente todos os nutrientes necessários (açúcares, gordura, proteínas, vitaminas), em parte, porque as células estão em constante renovação. O estoque corpóreo de cada um desses elementos pode variar entre horas ou dias e, assim, a alimentação diária bem balanceada serve para o bom funcionamento orgânico. Dentre os vários tipos celulares que encontramos no sangue, os glóbulos vermelhos desempenham a importante função de conduzir o oxigênio respirado para as células produzirem a energia necessária. Quando a quantidade de glóbulos vermelhos é insuficiente, temos o quadro de um dos tipos de anemia.

Os glóbulos vermelhos ou hemácias precisam de muitos nutrientes específicos: ferro, vitamina B12 e ácido fólico. Essas substâncias são encontradas em concentrações adequadas em vários alimentos, assim, a boa refeição sempre será melhor do que o uso de medicamentos. A suplementação medicamentosa só se justifica no quadro anêmico e nunca como preventivo. A anemia ferropriva é derivada da carência do ferro.

O ferro é encontrado em carnes e vegetais, porém são tipos de ferro diferentes, sendo que os das carnes contém o tipo mais facilmente absorvido no intestino. Para o tipo encontrado nos vegetais é necessária a presença de substâncias facilitadores de absorção do ferro, como a vitamina A e C.  Por isso, as frutas cítricas devem estar sempre presentes às refeições. Quando necessário, o tratamento medicamentoso com sais de ferro é bastante eficaz, mas trazem elevada frequência de reações adversas no funcionamento do trato gastrintestinal, inclusive náuseas e vômitos. Essas reações adversas podem ser minimizadas fracionando-se a dose total diária em duas ou três tomadas. Tomar o medicamento às refeições, ou logo após, também reduz os inconvenientes, apesar de não ser o melhor horário para se tomar. E uma informação importante, não use o suplemento de ferro com leite, mas com suco ou água.

A chamada anemia ferropriva é uma das doenças mais comuns em crianças no mundo todo. Ela afeta todos os segmentos econômicos da sociedade. A criança anêmica tem prejuízo nas atividades escolares, pois as crianças anêmicas são sonolentas e prestam menos atenção. A anemia também pode ser comum em gestantes e idosos.

Prof. Dr. Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (1981), especialista em Homeopatia pelo IHFL (1983) e em Saúde Coletiva pela UniSantos (1997), mestre (1997) e doutor (2002) em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professor titular da UniSantos. Sócio proprietário da Farmácia Homeopática Dracena.

* Texto publicado originalmente em 9 de março de 2012 pelo Jornal da Orla.


Nenhum comentário:

Postar um comentário