sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Vacinação contra gripe

Qual a diferença entre gripe e resfriado? Apesar de usarmos essas duas palavras como sinônimos, na realidade elas representam duas doenças diferentes, ainda que os sintomas possam ser semelhantes. Ambas são causadas por vírus, porém há muitas diferenças entre eles. A gripe é causada pelo vírus influenza e os resfriados podem ser causados por diversos, sendo mais o comum o rinovírus, que por sua vez pode se apresentar em subtipos bastante diversificados. O vírus influenza também apresenta subtipos, denominados de A, B e C. O subtipo C não é muito importante e os subtipos A e B provocam casos de gripe durante todo o ano. Porém o do A pode causar as pandemias, alastrando-se pelo mundo todo. 

Saber como estão os casos de gripe no inverno da Europa, dos EUA e demais países do hemisfério norte nos dá informações sobre os subtipos que circularão pelo próximo inverno daqui. No período frio do ano os números de casos aumentam porque os ambientes ficam fechados, possibilitando aspirar os vírus lançados por pessoa contaminada ao tossir ou espirrar. Nessas condições, os vírus são lançados em grande quantidade em microgotículas. E estarão muito concentrados em torno de 1 metro. Outra forma de se contaminar é passando a mão carregada com vírus nos olhos ou nariz. Por isso, mantenha as mãos limpas.

Uma vez com a infecção, os sintomas perduram por uma semana ou um pouco mais. É necessário paciência para conviver com a febre, calafrios, tremores e dor de cabeça. Os medicamentos oseltamivir e zanamivir são os indicados a serem administrados o quanto antes após o início da infecção. Apesar de questionado sobre sua eficácia, as agências americana e europeia indicam como seguro e adequado o uso em influenza.

Outra forma importante de controle da doença é a prevenção pelo uso da vacina. A cada ano,ela pode ser reformulada em sua constituição, dependendo dos tipos de vírus que estão circulando. Os idosos, crianças, gestantes e outros grupos suscetíveis têm garantido a vacinação pelo governo. A vacina é aprovada e recomendada pelas demais agências de saúde do mundo, pois é bastante segura. A vacinação é importante porque a gripe, causada pelo influenza, é muito mais grave do que o resfriado comum.

Esses grupos suscetíveis podem ter graves consequência causados pelo influenza. Apesar da gripe ser uma doença das vias aéreas superiores, o vírus influenza pode infectar o pulmão e causar pneumonia por si só. Além disso, o estado gripal pode favorecer a infecção secundária por bactérias e também provocar pneumonia.

Prof. Dr Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (1981), especialista em Homeopatia pelo IHFL (1983) e em Saúde Coletiva pela Unisantos (1997), mestre (1997) e doutor (2002) em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professor titular da UniSantos. Sócio proprietário da Farmácia Homeopática Dracena.

* Publicado originalmente pelo Jornal da Orla em 11 de maio de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário