quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Substâncias termogênicas

Atualmente, para se ter um corpo perfeito as pessoas têm buscado todo e qualquer tipo de auxílio apresentado nas mídias ou por orientações de amigos leigos ao assunto. Dentre estes recursos, os alimentos e medicamentos termogênicos têm se apresentado como promissores na redução de medidas.

Os alimentos ditos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em serem digeridos pelo organismo, gerando maior consumo de energia e, portanto, calorias para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, porém existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado, gastando mais energia para o seu aproveitamento.

Vários estudos têm demonstrado que o chá verde apresenta ação termogênica por sua composição. No chá verde, há grande quantidade de flavonoides conhecidos como catequinas, responsáveis pela diminuição do peso e da gordura corporal.

Como outra substância temos a cafeína, um alcaloide pertencente ao grupo das metilxantinas. Está presente em diversos alimentos como café, guaraná e alguns chás. Ela leva a um aumento prolongado de noradrenalina, que é uma das responsáveis pela termogênese facultativa, auxiliando na perda de massa corporal por aumentar a oxidação da gordura, ou seja, a conversão desta em energia. Além disso, aumenta a mobilização dos ácidos graxos livres (gordura) do tecido adiposo, estimulando a metabolização dos mesmos, consequentemente a diminuição da gordura corporal.

Alguns medicamentos, chamados de agonistas beta adrenérgicos, como salbutamol e efedrina, tem seu uso desviado para fins termogênicos. Estudos comprovam sua ação na lipólise, que é a quebra de gordura e aceleração do metabolismo, porém os efeitos secundários da estimulação adrenérgica como taquicardia, aumento da pressão arterial e possível morte, ainda são empecilho para mais avanços. Apesar da efedrina estar presente em muitas formulações de suplementos alimentares pelo mundo, ela está proibida no Brasil, em função dos riscos apresentados.

Tendo em vista que a maioria das substâncias termogênicas tem pouca ou nenhuma comprovação cientifica de sua eficácia e de que podem apresentar riscos à saúde, é importante que medidas diferenciadas sejam adotadas para a redução de peso. A mudança de estilo de vida, que consiste em uma reeducação alimentar e prática de exercícios físicos, como exemplo, deve estar sempre aliada. Procure sempre a orientação de um especialista para não colocar em risco a saúde.

Marina Maria de Oliveira - 10º semestre do curso de Farmácia

Referências:

GREENBERG, J.; BOOZER, C.N; GELIEBTER, A. Coffee, diabetes, and weight control. Am J Clin Nutr., v.84. p.682–93, 2006.

Halpern, A.; MANCINI, M.C. Perspectivas no tratamento medicamentoso da obesidade. Einstein, s.1, p.66-70, 2006.

GOMES, C.B.V et al. Uso de Suplementos Termogênicos à base de cafeína e fatores associados a qualidade de vida relacionada à saúde em praticantes de atividade física. Rev. Bras. de Presc. e Fis. do Ex., v.8, n.49, p.695-704, 2014.

VELLOSO, L.A. O Controle Hipotalâmico da Fome e da Termogênese – Implicações no Desenvolvimento da Obesidade. Arq Bras Endocrinol Metab., v.50,  n.2, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário