quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O que é anemia?

A palavra anemia usualmente nos remete há algo relacionado ao ferro, porém existem outros nutrientes que, em falta no organismo, podem provocá-la. Há até mesmo doenças como gastrite, insuficiência renal crônica e malária que podem originá-la. A anemia conhecida por megaloblástica é aquele causada por deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico, geralmente por baixa ingestão dos mesmos na dieta. O consumo excessivo de álcool, assim como o uso de fenitoína, fenobarbital e metotrexato podem ocasionar deficiência de ácido fólico. Alguns fármacos como omeprazol e ranitidina podem levar à deficiência de vitamina B12.

Ambos os nutrientes ajudam no processo de formação da hemácia, componente sanguíneo responsável por carregar oxigênio para o corpo. Se há carência de vitamina B12 ou ácido fólico, as hemácias não conseguem realizar sua função, levando o organismo a falta de energia. Os sintomas clássicos da anemia são fadiga, perda de apetite, náuseas, dentre outros. O tratamento usual é suplementação e reorientação alimentar de forma a voltar aos níveis adequados desses nutrientes.

Os níveis de vitamina B12 podem estar comprometidos devido a outros problemas, como decréscimo na absorção dela pelo organismo, é a chamada anemia perniciosa. No estômago, existe uma proteína que auxilia a absorção de vitamina B12, o chamado fator intrínseco, na anemia perniciosa ele está ausente, dificultando a absorção da vitamina. A falta da vitamina B12 está associada, também, a problemas neurológicos, psiquiátricos e cardiovasculares. Os sintomas mais comuns são as dormências nos membros, distúrbios de personalidade, alterações de memória, insuficiência cardíaca, AVC e tromboembolismo.

A anemia originada por doenças crônicas está presente usualmente em pacientes com infecções crônicas, doença inflamatória e neoplásica. Nestes casos, as hemácias vivem menos tempo, o ferro não consegue ser adequadamente metabolizado e o organismo perde capacidade em produzir mais hemácias. O tratamento de pacientes com doenças neoplásicas e infecciosas é feito com transfusão de hemácias ou uso de eritropoietina, hormônio que estimula a produção fisiológica das hemácias. Já as doenças inflamatórias como a gastrite o tratamento é feito com suplementação de ferro e dieta. Algumas anemias têm sua origem em problemas genéticos como anemia falciforme e talassemia. São doenças de evolução mais grave, podendo ocasionar a morte do portador. Nestes casos o tratamento usualmente envolve reposição sanguínea e internações hospitalares. Por não terem cura as medidas tomadas visam sempre aumentar a sobrevida dos pacientes e aliviar os sintomas.

É importante ressaltar que as anemias podem ter origens diversas, exigindo condutas variadas. Portando a prática da automedicação pode mascarar o real problema. A alimentação adequada é o tratamento adequado na maioria dos casos. Procure a orientação de um farmacêutico ou médico.

Marina Maria de Oliveira – 10º semestre Farmácia

Referências:

GARAY, J.B. Anemias carenciales II: anemia megaloblástica y otras anemias carenciales. Inf Ter Sist Nac Salud., V.30, p.67-75, 2006.

PAZ, R.; NAVARRO, F.H. Manejo, prevención y control de la anemia megaloblástica secundaria a déficit de ácido fólico. Nutr Hosp., v.21, p.113-9, 2006.

PAZ, R.; NAVARRO, F.H. Manejo, prevención y control de la anemia perniciosa. Nutr. Hosp., v.20, p.433-435, 2005.

PANIZ, C. et al. Fisiopatologia da deficiência de vitamina B12 e seu diagnóstico laboratorial. J. Bras. Patol. Med. Lab., v.41, n.5, p.323-34, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário