quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Nutricionista explica que casos graves de anemia devem ser tratados com suplementos

Uma alimentação carente em nutrientes é suscetível ao aparecimento da anemia, condição que afeta o organismo principalmente pela insuficiência de ferro. Mas as causas podem ser diversas, como falta de proteína, vitamina B12 e zinco. A coordenadora do curso de Nutrição da UniSantos, professora mestre Valdete Lemes Stivanin, ressalta que para evitar este mal, mais vale prevenir. No entanto, quando o organismo está tomado por um tipo grave de anemia o tratamento deve ser acompanhado de suplementos.

É o caso da estudante Isabella Costa Santana. Ela conta que há pouco mais de um ano foi tomada por fraqueza, enjoo e tontura. E passava mal facilmente, como quando praticava exercícios ou se expunha ao sol. Ao consultar um médico, descobriu que estava com anemia. Sua alimentação foi totalmente modificada e o nutricionista prescreveu um suplemento alimentar. Ela se recuperou, mas continua no ritmo para não ter que passar por isso novamente. “Melhorei com a alimentação mesmo. Fui na nutricionista e sigo dieta até hoje”.

Carne vermelha, peixes e aves estão entre as proteínas animais ricas em ferro heme, o tipo mais eficaz para absorção no organismo. “A biodisponibilidade dele é muito maior”, comenta a professora. Ela explica que o ferro vegetal, presente em alimentos como feijão, lentilha e grão-de-bico, agem com menor eficácia. 

E como devem fazer os veganos e vegetarianos? A alternativa é deixar o ferro vegetal bem acompanhado, já que solitário sua ação é pouco satisfatória. O tal salvador da pátria, ou melhor, do organismo, é a vitamina C. Ocorre que ela funciona como uma espécie de impulso, que faz com que o ferro vegetal haja com mais eficiência. Ela está presente em frutas como laranja, limão e acerola.

O tratamento depende do tipo de anemia. Para aquelas mais fracas, uma boa alimentação pode ser suficiente. Para as mais graves, é preciso que o suplemento entre em ação. Mas, seja da forma que for, é preciso consultar um médico especialista para saber o diagnóstico e a tratativa.

Ambulatório de Nutrição – Dúvidas sobre questões nutricionais podem ser gratuitamente esclarecidas por profissionais da nutrição no ambulatório da UniSantos. No local, é realizado o Programa de Acompanhamento Nutricional, individual ou em grupo. O agendamento deve ser feito pelo telefone (13) 3228 1215.

Liliane Souza – 4º semestre do curso de Jornalismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário