quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Docentes discutem a temática da depressão durante a série Diálogos do CIM

Coordenador do CIM, Paulo Lorandi
O que é ser feliz? Qual a melhor forma de alcançar a felicidade? É necessário algum medicamento para isso? Com o apoio teórico de princípios farmacêuticos e filosóficos, os professores Paulo Angelo Lorandi e Ricardo Costa Galvanese exploraram a temática da depressão durante a palestra “Antidepressivos. Felicidade em comprimidos?”. O evento, que faz parte da série Diálogos do CIM, foi realizado ontem (27), no Campus Dom Idílio José Soares.


Professor de Filosofia, Ricardo Galvanese 
Ideais de filósofos como Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky e Tomás de Aquino fizeram parte da dinâmica de apresentação do professor mestre Ricardo Costa Galvanese. Ele abordou o tema da palestra pela perspectiva da felicidade. “Experiências inter e multidisciplinares possibilitam a integração entre os alunos. O CIM está cumprindo um papel muito importante nessa direção”, ressaltou.

Os perigos da automedicação entraram em cena quando o coordenador do CIM, Paulo Lorandi, explicou que há casos de depressão em que a maior valia é trabalhar a mente. Mas de qualquer forma, antes de tomar qualquer atitude é fundamental imprescindível é consultar um médico especialista.

O espaço contou com a presença de alunos de diversos cursos da Universidade Católica de Santos, além de visitantes, que aproveitaram a oportunidade para conhecer melhor o assunto. É o caso da comerciante Maria Emília Teixeira Menezello. Ela disse que se interessou pelo tema principalmente por se tratar de um problema que está atingindo cada vez mais pessoas.

Aluna do último semestre do curso de Química, Mirella Correa Tomazella conta que esta foi a segunda vez que participou de um evento promovido pela série Diálogos do CIM. Ávida por adquirir novos conhecimentos, Mirella contou que seu interesse pelas palestras se dá principalmente pelo fato de trabalhar em uma farmácia. Ela aproveitou o momento para conhecer uma área diferente da sua, que também fale sobre medicamentos, mas por uma outra perspectiva.

“Eu vim por causa do assunto dos antidepressivos, que é um tabu na psicologia”. A fala é da aluna do curso de Psicologia Fernanda Macedo Rodrigues. Ela está no 4º semestre e, como está tendo aulas sobre esse assunto, resolveu participou da palestra do CIM para ter uma visão de outra área.

Palestra - A série Diálogos do CIM tem como objetivo discutir questões sobre temas diversos e relacioná-las ao uso correto dos medicamentos. Os eventos realizados são promovidos pelo Centro de Informação sobre Medicamentos, do curso de Farmácia da UniSantos, e abertos para toda a comunidade.


Liliane Souza – 4º semestre do curso de Jornalismo
Fotos: Departamento de Imprensa UniSantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário