quarta-feira, 8 de março de 2017

Ácido fólico na gravidez

Para a mulher, o período de gestação deve ser especial e para isso é necessária uma série de cuidados e atenções para que o bebê nasça forte e saudável. Dentre esses cuidados está uma boa alimentação, sendo fundamental saber o que comer e que nutrientes buscar enquanto está no período de gestação. Uma boa alimentação reduz as chances do bebê nascer com problemas e ainda garante a boa saúde e qualidade de vida da gestante.

O ácido fólico é um dos nutrientes mais importantes durante a gravidez, sendo muito encontrado em vegetais de folha verde escuro, como por exemplo, espinafre, brócolis e aspargo. Estudos apontam que a ingestão de alimentos que contenham ácido fólico na quantidade adequada pode prevenir malformações fetais, nascimentos prematuros e anemia. A ingestão desse nutriente é tão importante que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) preconiza uma “suplementação” da farinha de milho e farinha de trigo adicionando-se ácido fólico.

Porém, muitas vezes, apenas a alimentação adequada não é o suficiente ou até mesmo há dificuldade por parte da gestante de consumir esses alimentos, sendo necessário haver suplementação vitamínica. É importante saber que nunca se deve fazer a automedicação, a utilização de medicamentos ou suplementos durante a gravidez devem ser realizados sob supervisão médica. Um exemplo disso é que, em grandes quantidades, o ácido fólico pode reduzir a absorção de zinco, ocasionando em outros problemas.

É comum a alimentação necessária para garantir a saúde da mãe e do bebê não ser respeitada. Como muitas vezes, durante a gravidez, pode ter períodos de estresse ou períodos em que a mãe tem o desejo por certos alimentos, isso faz com que haja o consumo de alimentos não indicados como meio nutricional para quem está grávida.

Portanto, é importante haver planejamento antes do momento da gravidez, havendo preparo prévio para garantir a saúde da criança.  Nunca deixe para a última hora, sempre busque o seu profissional farmacêutico ou médico para tirar dúvidas sobre a utilização de qualquer suplemento vitamínico ou medicamento durante a gravidez.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 5°Semestre

Referências:

LC CRIVELLENTI et al. Folate inadequacy in the diet of pregnant women. Rev. Nutr. Campinas, v.27, n.3, p.321-327. Maio/Jun. 2014.

MAIA, T.L; TREVISOL, F.S.; GALATO, D. Uso de medicamentos no primeiro trimestre de gravidez: avaliação da segurança dos medicamentos e uso de ácido fólico e sulfato ferroso. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. Rio de Janeiro, v.36, n.12. Dez. 2014.


LIMA, H.T.; SAUNDERS, C.; RAMALHO, A. Ingestão dietética de folato em gestantes do município do Rio de Janeiro. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. Recife, v.2, n.3. Set./Dez. 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário