quarta-feira, 15 de março de 2017

Medicamentos indicados na gravidez

A mulher, durante a gravidez, em hipótese alguma deve se automedicar, sendo sempre necessário o consentimento do seu médico para o uso do medicamento. Muitos desses medicamentos conseguem atravessar a placenta, atingindo o feto e podendo causar vários problemas que atrapalhariam o desenvolvimento normal do bebê.

O primeiro trimestre de gestação é o mais delicado e o de maior risco para ações danosas do medicamento sobre o feto. Porque é nessa fase que ocorrem as principais transformações embriológicas, sendo, portanto, imprescindível redobrar o cuidado na administração de medicamentos. Porém, pode ser necessário o uso de medicamentos essenciais durante o período da gestação.


Por outro lado, alguns medicamentos são indicados para a gestação. Dentre eles, encontramos o ácido fólico e sulfato ferroso, duas substâncias que, de certa forma, se tornam obrigatórias em todas as gestações, a fim de evitar danos à saúde da mãe e/ou do feto. Em 2002 o Ministério da Saúde definiu que esses complementos são considerados medicamentos essenciais durante o atendimento pré-natal.

O ácido fólico tem papel fundamental no processo de multiplicação celular do embrião. Estudos comprovam que a deficiência de ácido fólico em gestantes pode acarretar em malformações que ocorrem na fase inicial do desenvolvimento fetal. O ideal seria a suplementação dessas duas substâncias antes mesmo de uma possível gravidez, através da alimentação. A concentração de ácido fólico diminui durante a gravidez devido a expansão do volume do sangue, tronando-se mais diluído. Ele tem como principal função prevenir a malformação do tubo neural no feto podendo causar a morte, paralisia dos membros inferiores e, em alguns casos, retardo mental.

Em relação à necessidade da suplementação do sulfato ferroso durante a gestação, se faz importante, pois se reconhece que sua deficiência é o problema mais comum durante esse período. A anemia durante o período gestacional acarreta problemas no crescimento do feto, ocasionando um bebê, ao nascer, de pequena estatura e de baixo peso.

Guilherme da Silva Jonas - 8º Semestre do curso de Farmácia

Referências:

RIBEIRO, Alinne Souza; SILVA, Melquesedec Vieira; et al. Risco potencial do uso de medicamentos durante a gravidez e a lactação. Infarma, v.25, n.1, 2013.

MEZZONO, Cíntia Leal Scowitz; GARCIAS, Gilberto de Lima; et al. Prevenção de defeitos do tubo neural: prevalência do uso da suplementação de ácido fólico e fatores associados em gestantes na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 23(11):2716-2726, nov, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programadas e Estratégicas. Assistência pré-natal e puerpério atenção qualificada e humanizada: manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

FERREIRA, Gedeon Alves; GAMA, Fernanda Nunes. Percepção de gestantes quanto o ácido fólico e sulfato ferroso durante o pré-natal. Revista Enfermagem Integrada – Ipatinga: Unileste-MG - V.3 - N.2 - Nov./Dez. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário