sexta-feira, 24 de março de 2017

Suspensão da menstruação

O período menstrual na vida da mulher é fisiologicamente normal e faz parte de sua natureza. Mas para algumas mulheres, a menstruação pode ser incômoda, mesmo que consigam lidar com ela sem muita dificuldade e não passem por muitos momentos estressantes. Por outro lado, muitas mulheres consideram a menstruação como algo indesejado.
A supressão da menstruação é uma opção adotada por algumas mulheres durante determinados períodos da vida. Por exemplo, essa é uma prática utilizada por mulheres militares ou esportistas. O período menstrual pode estar relacionado a dores e cólicas, algo que é inconveniente para profissionais que tenham que manter alto desempenho profissional, no esporte ou como combatente.

Porém, outra discussão deve haver: se a interrupção forçada da menstruação pode trazer problemas para a saúde da mulher de alguma forma ou se realmente é algo que pode ser feito sem consequências. Hoje em dia, ainda não existem estudos científicos nem evidências comprovatórias afirmando que a interrupção da menstruação seja algo prejudicial, fazendo com que esse assunto cause grande debate na área da saúde.

Dentre as metodologias usadas na alteração da menstruação podemos citar os dispositivos intra-uterinos (DIU), as pílulas e as injeções de contraceptivos. Existem diversos tipos de DIU, normalmente sendo feitos de plástico ou de metal. O dispositivo é inserido no útero por um ginecologista e evita a menstruação pela gradual liberação de hormônios. Nem todo DIU funciona pela liberação de hormônios, porém estes têm outras aplicações que não são para a supressão da menstruação.

Pela praticidade, o mais usual é optarem pelas pílulas e pelas injeções. Para a função de supressão da menstruação, o contraceptivo a ser utilizado deve ser progestogênico, que são os mais indicados para esta finalidade. Há diversos tipos de contraceptivos, há os com hormônios progestogênicos, hormônios estrogênicos e os combinados. Cada hormônio tem uma função diferente, portanto não é qualquer contraceptivo que pode ser utilizado para a finalidade de supressão da menstruação, deve ser um escolhido exatamente para este caso.

O problema das pílulas é como o uso delas é encarado pela maioria das mulheres, utilizando-as de maneira irracional. Esses medicamentos são substâncias que tem doses de hormônios que alteram a fisiologia habitual da mulher, podendo ser prejudicial se não utilizados de maneira correta. Nunca tente se automedicar, pois qualquer medicamento possui certos critérios a serem seguidos para poder garantir a sua eficácia e sua segurança. Sempre se oriente com um médico ou farmacêutico.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 5° semestre do curso de Farmácia

Referências:

MANICA, D.T. A desnaturalização da menstruação: hormônios contraceptivos e tecnociência. Horiz. antropol. Porto Alegre, v. 17, n. 35, Jan./Jun. 2011.

RIBEIRO, C.P.; HARDY, E.; HEBLING, E.M. Preferências de mulheres brasileiras quanto a mudanças na menstruação. Rev Bras Ginecol Obstet. Rio de Janeiro, v.29, n.2, p.74-79, 2007.


DUNFORD, N.C.P. et al. Menstrual Suppression for Combat Operations: Advantages of Oral Contraceptive Pills. Women's Health Issues. Santa Monica. v. 21, n.1, p.86–91, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário