segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Biotecnologia aplicada a microrganismo

A biotecnologia é um conjunto de ferramentas que utilizam seres vivos para a produção de substâncias de interesse econômico ou social. As ferramentas biotecnológicas, embora sejam reconhecidas como tecnologias atuais, são métodos utilizados há séculos, por exemplo, para a produção de cervejas e pães. Já era conhecida a capacidade de determinados microrganismos realizarem o processo de fermentação e fornecerem produtos de interesse econômico que são oriundos de processos fermentativos.

Os microrganismos ainda possuem grande importância na obtenção de substâncias fundamentais para a saúde. Por exemplo, nos tempos antigos já eram descritos métodos de combate a infecções bacterianas nos pés utilizando sapatos mofados, pois os fungos secretam metabólitos capazes de combater bactérias. A importância dos metabólitos de fungos começou a ser mais investigada a partir da descoberta de um pesquisador Fleming, que descobriu um dos antibióticos mais utilizados atualmente, a penicilina.

Os fungos permitiram a produção de diversos tipos de antibióticos pelo aproveitamento dos metabólitos do próprio fungo, que são largamente utilizados nas terapias. Já as bactérias são comumente utilizadas para produção de insulina, substância de uso necessário em pacientes diabéticos tipo I, porém, as bactérias são induzidas a produzirem a substância de interesse, não sendo um metabólito próprio do metabolismo bacteriano.

Essa indução se dá pelo uso da ferramenta biotecnológica, denominada engenharia genética. A engenharia genética consiste na manipulação do DNA de um organismo vivo, podendo apagar ou adicionar novos genes.  Os genes são áreas determinadas do DNA responsáveis por produzir algo no organismo. Como exemplo, é possível citar a produção de um hormônio ou uma proteína a partir das informações genéticas presentes no DNA.

A estrutura das células bacterianas é diferente das de origem animal, o que facilita a utilização da engenharia genética. Para forçar uma bactéria a produzir uma substância de interesse, é necessário inserir o gene responsável por sua produção em uma estrutura bacteriana, chamada plasmídeo, responsável por conferir informações genéticas adicionais à bactéria, tais como resistência a antimicrobianos. Se o gene for inserido com sucesso, a bactéria passará a produzir a substância. A biotecnologia ainda é uma tecnologia muito investigada e que possui muitas aplicações, porém dependentes de mais estudos e investimentos.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 6° semestre do curso de Farmácia

Referências:

LOPES, et al. A produção de insulina artificial através da tecnologia do DNA recombinante para o tratamento de diabetes mellitus. Revista da Universidade Vale do Rio Verde. Três Corações, v. 10, n. 1, p. 234-245, 2012.

CARRER, et al. Biotecnologia na agricultura. Estud. av. São Paulo, v.24, n.70,  2010.
TAKAHASHI, J.A.; LUCAS, E.M.F. Ocorrência e diversidade estrutural de metabólitos fúngicos com atividade antibiótica. Quim. Nova, v. 31, n. 7, p.1807-1813, 2008. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário