terça-feira, 8 de agosto de 2017

Gorduras saudáveis ajudam a evitar as taxas de colesterol ruim

Neste 8 de agosto, Dia Mundial de Combate ao Colesterol, o alerta vai principalmente para aqueles que não dispensam um prato regado a alimentos gordurosos. Uma alimentação equilibrada está entre os pontos principais para evitar o aparecimento de diversas doenças e quando se trata do LDL, o tal do colesterol ruim, o melhor é se manter longe do excesso de gorduras trans e saturadas.

A nutricionista Valdete Lemes Stivanin explica que essas duas estão presentes principalmente em alimentos industrializados, como pães, bolos e queijos. Alimentos ultraprocessados, por exemplo, têm alta densidade de gordura. Isso inclui embutidos como presunto, mortadela, salsicha e salame.

Mestre em Saúde Coletiva e coordenadora do curso de Nutrição da UniSantos, a professora Valdete conta que é como se o LDL tirasse o colesterol do fígado e levasse para as artérias. Acontece que quando está em excesso, ele acaba parando nas artérias. A boa notícia é que existe um outro tipo de colesterol que faz o caminho inverso do vilão, que é o HDL. “Ele vai passando nas artérias e vai limpando esse excesso de colesterol para o fígado para que ele seja metabolizado de novo”.

Abacate, peixes como sardinha, atum e salmão, além de aveia, chia e linhaça, são exemplos de alimentos ricos em gorduras insaturadas, que são benéficas para a saúde. “A aveia ajuda e inibir a reabsorção do colesterol ruim”, destaca.

Equilíbrio é a melhor pedida. Segundo a professora, o ideal é ter o LDL abaixo de 100mg/dl e o HDL acima de 45mg/dl. “Às vezes uma pessoa tem um LDL 110mg/dl mas ela tem um HDL de 90mg/dl. Então compensa. Mas não adianta você ter um HDL de 50mg/dl e um LDL de 180mg/dl”.

Nessa história de vilão e mocinho aí vai mais um alerta: por mais que a pessoa consuma alimentos ricos em HDL e esteja com o LDL de acordo com o recomendado, ela ainda pode ser afetada pelo colesterol alto. Um dos fatores para isso é a hereditariedade.

Em casos assim, os cuidados precisam ser redobrados e um médico precisa ser consultado para avaliar a necessidade ou não do uso de medicamentos.

Ambulatório de nutrição – A Universidade Católica de Santos (UniSantos) oferece tratamento nutricional gratuito aberto ao público. Para participar é preciso fazer o agendamento pelo telefone (13) 3228-1215, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. O ambulatório fica na Avenida Conselheiro Nébias, 300, no bairro Vila Mathias, em Santos.

Liliane Souza – 8º semestre do curso de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário