sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Uso de medicamentos durante o aleitamento

O leite materno é composto por vitaminas, aminoácidos, minerais, ácidos graxos, lactose e água, que beneficiam valor nutricional para o bebê. Além disso, também estão presentes, células de defesa, como leucócitos que auxiliam combatendo bactérias e microorganismos que podem ser ingeridos pelo bebê.

O aleitamento possui papel fundamental no desenvolvimento cerebral e no crescimento do bebê, decorrente dos fatores apresentados acima. No entanto, é comum observarmos interrupção do aleitamento pela mãe, seja por vontade própria, seja por recomendação médica, decorrente de algum tratamento farmacológico. Isso acontece devido ao fato de muitos medicamentos não ser claro se ocorre a transferência da substância para o bebê durante o aleitamento. Visto isso, é necessário que o médico avalie a real necessidade da terapia medicamentosa, optando por medicamentos já estudados e com segurança comprovada para recém-nascidos e lactentes, e que possuam baixo nível de excreção no leite materno.

Visando isso, regularmente são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, pela Academia Americana de Pediatria e pela Organização Mundial da Saúde, publicações sobre drogas e aleitamento materno. A Academia Americana de Pediatria classificou os fármacos como: drogas citotóxicas, que podem interferir no metabolismo celular do lactente; drogas de abuso com efeitos adversos descritos no lactente; compostos radioativos que requerem a suspensão temporária da amamentação; drogas com efeitos desconhecidos, mas que requerem preocupação; drogas com efeitos significativos em alguns lactentes e que devem ser usadas com cautela; drogas compatíveis com a amamentação.

A transferência do fármaco para o leite materno é dependente de suas características químicas, como lipossolubilidade, capacidade de ligação às proteínas plasmáticas, grau de ionização, meia-vida de eliminação e biodisponibilidade. Também deve-se considerar a via pela qual o fármaco é administrado, dando preferência por fármacos administrados topicamente ou inalados, pois estes não atingem níveis plasmáticos significativos, sendo pouco mensuráveis no leite materno. Também é preferível optar por medicamentos pouco permeáveis à barreira hematoencefálica, e com elevado peso molecular, pois estas características reduzem o nível de transferência para o leite.

Quando uma terapêutica é adotada, é importante orientar a mãe a observar possíveis efeitos colaterais no bebê, como alteração do padrão alimentar, hábitos de sono, agitação, contração muscular e distúrbios gastrointestinais. Há de se considerar a idade da criança, visto que neonatos apresentam efeitos colaterais mais elevados quando comparado com bebês com mais idade, que apresentam funções hepática e renal mais eficaz para a excreção da droga.

Entretanto, independentemente das características farmacológicas, drogas sabidamente tóxicas à criança, como antineoplásicos, radiofármacos ou drogas de abuso, não devem ser administradas durante o aleitamento. Contudo a indicação criteriosa e a seleção cuidadosa dos medicamentos para a terapêutica materna, geralmente permitem que a amamentação continue sem interrupção e com segurança. Não se esqueça, o aleitamento é muito, muito importante para o bebê, não o interrompa sem o estrito acompanhamento médico. Converse com um farmacêutico a respeito, ele saberá tirar suas dúvidas.

Mayra Ivonete Wessling – 6º semestre do curso de Farmácia

Referências:

CHAVES, Roberto Gomes; LAMOUNIER, Joel Alves; CESAR, Cibele Comini. Medicamentos e amamentação: atualização e revisão aplicadas à clínica materno-infantil. Rev. paul. pediatr.,  São Paulo ,  v. 25, n. 3, p. 276-288,  Sept.  2007.

CHAVES, Roberto G.; LAMOUNIER, Joel A.. Uso de medicamentos durante a lactação. J. Pediatr. (Rio J.),  Porto Alegre ,  v. 80, n. 5, supl. p. s189-s198,  Nov.  2004.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Amamentação e uso de medicamentos e outras substâncias. 2010. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/amamentacao_uso_medicamentos_2ed.pdf>. Acesso em 6 Jun. 2017.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Saiba mais sobre: Uso de drogas e Aleitamento Materno. Disponível em:< http://www.sbp.com.br/src/uploads/2012/12/Saiba-mais-sobre-Uso-de-drogas-e-Aleitamento-Materno.pdf>. Acesso em 6 Jun. 2017.


TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. PRINCÍPIOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA, 12 ed, 2010, Editora Guanabara Koogan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário