quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Composição e funcionalidade dos enxaguantes bucais

A saúde bucal possui papel fundamental na prevenção e tratamento de sintomas como halitose, gengivites e cáries. Para sua higienização, utiliza-se recursos químicos, como pasta e enxaguante bucal, e meios mecânicos, escova e fio dental.

Grande parte da população não recebe orientação de qual o melhor produto a ser utilizado e acaba adquirindo alguns que podem não ser ideal para o seu caso, seja tratamento e prevenção. Existem diferentes compostos para diferentes situações. Os enxaguantes bucais podem ter funções diversas como na prevenção de tártaro, na redução da sensibilidade, para higienização pós-cirúrgica, controle de cárie, eliminação de bactérias bucais ou para eliminar o mau-hálito.

Os enxaguantes que apresentam em sua composição clorexidina são mais indicados para períodos curtos pós-cirúrgicos, controlando a quantidade de bactérias presentes na cavidade oral. No entanto, como todo produto para finalidade terapêutica, pode apresentar efeitos colaterais como manchamento dos dentes, descamação da mucosa e alteração do paladar. Os enxaguantes que contem flúor são recomendados para crianças, adolescentes e adultos que possuam cárie ativa, visto que o flúor auxilia no equilíbrio da desmineralização dos dentes, combatendo a formação de lesões de cárie.

Os enxaguantes que possuem nitrato de potássio ou cloreto de estrôncio apresentam indicação específica para tratamento da sensibilidade dos dentes. Soluções enxaguatórias da cavidade bucal à base de cetilpiridínio ou de óleos essenciais (eucaliptol e timol) são utilizados com o intuito de se reduzir a quantidade de bactérias na boca, no entanto seus efeitos são limitados se não houver uma higiene adequada através dos meios mecânicos como a escovação ou uso de fio dental. Por fim, os enxaguantes que apresentem álcool em sua formulação, são pouco recomendados, pois, podem promover descamação da mucosa oral, além de ser um componente que, em excesso, pode ser considerado um cofator para o processo carcinogênico, principalmente em indivíduos susceptíveis.

Enfatiza-se então à importância de uma orientação adequada do cirurgião-dentista ou farmacêutico no momento de escolha de qual produto utilizar. Não se ignorando o fato da necessidade de uma higiene bucal eficaz através da utilização de escova de dentes, pasta de dente (creme dental), e fio dental. Consulte seu dentista com a frequência mínima de seis meses, e busque seu dentista ou farmacêutico em caso de dúvidas para um melhor esclarecimento.

Mayra Ivonete Wessling – 6º semestre do curso de Farmácia

Referências:

CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO (CRO-SP), Enxaguante bucal. Disponível em:< http://www.crosp.org.br/busca/index/0/enxaguante%20bucal.html>. Acesso em 05 Out. 2017.

SILVA, L. F. de S.; ALVES, N. da C. Higiene pessoal: a importância de estudar o corpo humano. Rev Biodiversidade - V.13, N2, 2014 - pág. 76.

SCARPA, L. C. et al, Osteonecrose nos ossos da maxila e mandíbula associada ao uso do bifosfonato de sódio. Rev Brasileira de Pesquisa em Saúde 2010; 12(1):86-92.



Nenhum comentário:

Postar um comentário