quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Saúde bucal: O papel do Enxaguatório Bucal

A saúde bucal é um fator importante para a prevenção de sintomas como a halitose, gengivites e cáries. A higiene bucal é realizada com a utilização da escova de dentes, pasta ou creme dental e do fio dental. No entanto muitas pessoas complementam a higiene fazendo o uso de enxaguantes bucais. Estes estão presentes no mercado com indicações de higiene pós-cirúrgicas, prevenção do tártaro, controle de cárie, combate da hipersensibilidade dos dentes, e os que visam eliminar as bactérias bucais e o mau-hálito.

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) relata que o uso do enxaguante bucal como complemento da higiene bucal realmente é importante, mas apenas para os pacientes que sofrem com doenças periodontais, como cáries e dentes sensíveis. Para os demais pacientes o produto não apresenta uma efetividade significativa, independente da quantidade de vezes que é utilizado diariamente. Isto se afirma, devido ao fato de que somente a escovação e o uso do fio dental conseguem combater as placas bacterianas, através da desorganização mecânica das colônias de bactérias que promovem as doenças bucais, ato realizado pelo uso da escova dental. Se aliado a uma boa escovação, em casos específicos o enxaguante pode ser útil, caso contrário o produto não trará benefícios, e pior, pode aumentar o mau hálito.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), e divulgada em 2015, revelou que grande parte dos brasileiros não usa escova e pasta para a higienização dos dentes e da boca, nem sequer o fio dental. Além de ser elevado o número de indivíduos que não consultam cirurgiões-dentistas com regularidade.

A formação da placa bacteriana acontece devido à presença de restos de alimentos (principalmente açúcares) e de bactérias presentes na biota bucal, formando-se uma película fina e incolor sobre os dentes. Caso não seja removida, essa película (placa) endurece e forma o tártaro, que pode ser identificado pelo amarelamento dos dentes, nas regiões mais próximas à gengiva. Assim como o tártaro, a gengivite também é proveniente da placa bacteriana, quando esta não é removida adequadamente, promovendo inchaço e vermelhidão da gengiva, além de sangramento durante a escovação. O tratamento dessas sintomatologias é de extrema importância, visto que quando não realizado, pode evoluir para a periodontite, que é dita como uma infecção generalizada que atinge as estruturas de suporte do dente como a gengiva, ligamentos e ossos, promovendo danos permanentes à dentição, e até mesmo a perda do dente.

Para uma higienização bucal correta realize a escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia, principalmente antes de dormir. Para promover uma escovação efetiva movimente a escova sempre no sentido da raiz para a ponta dos dentes, na parte interna e externa, de cima para baixo na arcada superior, e de baixo para cima, na arcada inferior. Consulte seu dentista com frequência mínima de seis meses. E em caso de dúvidas procure o seu dentista ou farmacêutico para um melhor esclarecimento.

Mayra Ivonete Wessling – 6º semestre do curso de Farmácia

Referências:

CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO (CRO-SP), Enxaguante bucal. Disponível em:< http://www.crosp.org.br/busca/index/0/enxaguante%20bucal.html>. Acesso em 05 Out. 2017.

SILVA, L. F. de S.; ALVES, N. da C. Higiene pessoal: a importância de estudar o corpo humano. Rev Biodiversidade - V.13, N2, 2014 - pág. 76.


SCARPA, L. C. et al, Osteonecrose nos ossos da maxila e mandíbula associada ao uso do bifosfonato de sódio. Rev Brasileira de Pesquisa em Saúde 2010; 12(1):86-92.

Nenhum comentário:

Postar um comentário