sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Pastas de dente na saúde bucal

As pastas de dente são rotineiramente utilizadas pela população na manutenção da saúde bucal. É sabida a importância do controle para evitar o desenvolvimento de cáries dentais. Esta ação preventiva se dá tanto pela ação mecânica durante a escovação, retirando restos de alimentos e bactérias aderidas, quanto pela presença do flúor nas formulações.


O flúor é um mineral utilizado em diversas formulações de pastas dentais e, inclusive, enxaguantes bucais. Ele tem a propriedade de prevenir a cárie por conseguir endurecer o esmalte dos dentes, dificultando a penetração dos microrganismos causadores de cárie. Além disso, o flúor atua nos processos de remineralização e desmineralização nos dentes, evitando a destruição da estrutura dentária.

Apesar de haver controvérsias sobre a efetividade do flúor na prevenção das cáries, o Ministério da Saúde indica o acréscimo de pequenas concentrações de flúor na água consumida pela população brasileira, para garantir efeito preventivo. Alguns profissionais da área consideram que os brasileiros utilizam flúor demais, o que poderia levar à fluorose, que além de efeitos sistêmicos, pode causar alterações na cor do esmalte dos dentes. Em crianças, pelo fato de seus dentes ainda estarem em período de formação, é necessário a utilização de pastas de dentes sem flúor.

Ainda que o flúor possua propriedades benéficas para a saúde dentária, as bactérias presentes na cavidade bucal criam o biofilme. Essa estrutura bacteriana é uma espécie de barreira que inibe a ação de diversos componentes químicos. Para remover esse biofilme é necessária exercer atividade mecânica, ou seja, que haja escovação dos dentes de maneira adequada, não bastando apenas o enxague bucal. Há pesquisas recentes apontando que o uso de fio dental não apresenta resultados significativos na saúde das gengivas e na prevenção de placas dentárias.

As pastas dentais também são importantes para a estética dos dentes, principalmente ao realizar o polimento e a limpeza adequada. Para isso, são utilizados os componentes abrasivos. Porém, é importante ressaltar que os abrasivos não retiram as manchas nos dentes influenciadas pela dieta do indivíduo. Já a garantia do bom hálito é conferida pela adição de flavorizantes. Os flavorizantes são os responsáveis pelo gosto da pasta de dente e pelo hálito que fica após a escovação, sendo que este fator, normalmente, fica a critério do gosto pessoal de cada pessoa.

Assim, a escovação dos dentes é de suma importância na garantia da saúde bucal. Inclusive, há bactérias aderidas à boca, ao entrarem na circulação sistêmica devido a cortes, podem causar infecções de maior complexidade no organismo. Oriente-se com o seu dentista sobre qual tipo de pasta seria a mais indicada para seu caso, assim como sobre a maneira correta de realizar a escovação.

João Gabriel Gouvêa da Silva - 6° semestre do curso de Farmácia

Referências:
FILHO, W.P.C. et al. Efeito de componentes de dentifrícios infantis sobre Streptococcus mutans cultivados em biofilmes. Rev. bras. odontol. Rio de Janeiro, v. 65, n. 1, p.80-84, Jan./Jun. 2008.
VIEIRA, M.D. et al. Avaliação antimicrobiana de três dentifrícios para uso infantil: estudo in vitro. Rev. bras. odontol. Rio de Janeiro, v. 65, n. 1, p. 52-56, Jan./Jun. 2008.
MARTINS, R.S. et al. Composição, princípios ativos e indicações clínicas dos dentifrícios: uma revisão da literatura entre 1989 e 2011. Health Sci Inst. São Paulo, v.30, n.3,p.287-91, 2012.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário