quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Prevenção do câncer de mama

O câncer caracteriza-se como um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. A multiplicação acelerada de células tende a ser agressiva e incontrolável, resultando na formação de tumores malignos. Porém, quando a multiplicação é mais lenta, e se assemelha ao tecido original, forma uma massa localizada que raramente apresenta risco de vida, sendo esses os casos de tumores benignos.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, depois do de pele (não melanoma), sendo cerca de 28% dos casos novos em mulheres a cada ano. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que houve 57.960 novos casos no ano de 2016. O câncer de mama também pode acometer o individuo do sexo masculino, correspondendo a 1% do total de casos da doença.

As causas da formação de um câncer são variadas, podendo ser interna ou externa ao organismo. Dessa maneira, tem-se que as causas externas são aquelas relacionadas aos hábitos ou costumes próprios, sociais e culturais. São mais comuns do que as internas. As internas são na maioria das vezes pré-estabelecidas geneticamente. As causas internas estão relacionadas com as causas externas quando se leva em consideração a capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

O câncer de mama é curável em 98% dos casos, segundo a Fundação do Câncer, quando detectado na fase inicial, reduzindo significativamente a necessidade da mastectomia (retirada dos seios). Ainda não foi possível o desenvolvimento de uma forma eficaz de se evitar o surgimento do tumor, porém, estudos comprovam que medidas de prevenção secundária, como a detecção precoce da doença, o controle da evolução através da prática do autoexame das mamas, além de se evitar os fatores de risco, podem reduzir os danos gerados pela enfermidade. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, além de evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para se prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

O autoexame das mamas, ou autocuidado, é recomendado a partir dos 20 anos de idade, devendo ser realizado de maneira mensal, preferencialmente entre o quarto e o sexto dia após o fim do fluxo menstrual. Mulheres que não menstruam devem fixar uma data para fazer a avaliação. Recomenda-se fazer a apalpação dos seios em frente ao espelho, durante o banho ou deitadas.
Na frente do espelho deve-se observar se há deformação ou alteração no formado das mamas, abaulamentos ou retrações e feridas ao redor do mamilo. No banho ou deitada, deve-se observar se há presença de caroços nas mamas ou axilas e secreções nos mamilos, que geralmente são sanguinolentos.

Mas há de se ter o cuidado de se ter a assistência regularmente, seja médica ou de enfermagem. Nem todas as mulheres conseguiram realizar um autoexame satisfatório. O autoexame é uma maneira importante de se conhecer o próprio corpo e perceber possíveis alterações, no entanto, muitas vezes o tumor não consegue ser percebido através do toque, principalmente na fase inicial, quando o tamanho do nódulo é muito reduzido.

Por esse motivo é imprescindível à realização da mamografia, pois este é o único exame capaz de detectar uma lesão cerca de cinco anos antes dela se tornar palpável. A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. A primeira mamografia é recomendada a partir dos 35 anos, quando começam a ocorrer alterações hormonais na mulher, a partir disso são realizados exames periódicos, conforme a necessidade de cada paciente.

Mayra Ivonete Wessling – 6º Semestre do curso de Farmácia

Referências:
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA), Câncer de mama. Disponível em:< http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama>. Acesso em 05 Out. 2017.

HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS, Câncer de mama. Disponível em:< https://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-mama>. Acesso em 05 Out. 2017.

FUNDAÇÃO DO CÂNCER, Dicas para prevenção do câncer de mama – outubro rosa. Disponível em:< https://www.cancer.org.br/dicas-para-prevencao-do-cancer-de-mama-outubro-rosa/>. Acesso em 05 Out. 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário