quarta-feira, 4 de maio de 2016

Medicamentos sintomáticos para gripe

Qual a diferença entre gripe e resfriado? A gripe é causada pelo vírus Influenza, os sintomas podem levar até semanas para passar, costuma causar febre, dor de cabeça, mal-estar, tosse, garganta inflamada, congestão nasal, calafrios e dores musculares. Já o resfriado é uma infecção mais fraca, também causada por vírus, mas a duração pode chegar a duas semanas e os principais sintomas são tosse, espirro e coriza. Nesse caso, quando os sintomas forem leves, pode não ser necessário a busca de atendimento médico.

A transmissão da gripe e do resfriado é igual, podem ser transmitidos pelo contato pessoal ou por toque em objetos que estejam contaminados. O ideal para a prevenção é sempre higienizar as mãos e colocá-las na frente antes de tossir ou espirrar. Nunca levar as mãos aos olhos, boca ou nariz, sem antes uma boa higienização.

A gripe é comum nos meses mais frios, quando as pessoas se aglomeram em lugares fechados, isto é conhecido como Influenza Sazonal, pois acontece em período mais comum. Agora, quando temos um número maior de pessoas com gripe em uma região e a doença pode se espalhar facilmente, é conhecido como Influenza Epidêmica.

Aos sintomas mais comuns, existem medicamentos que auxiliam no seu alívio. Por exemplo, os analgésicos aliviam as dores de cabeça e muscular, mas o abuso dessas substâncias pode levar à intoxicação e outros problemas, como dor de cabeça crônica diária.

Medicamentos antitérmicos podem diminuir o estado febril, mas seu uso prolongado pode trazer problemas hepáticos (fígado). Para o alívio da tosse existem os expectorantes e os antitussígenos (substância que combate a tosse). Os expectorantes deixam o muco mais líquido e fino, sendo mais fácil para o organismo eliminar. Os antitussígenos são utilizados em tosses secas (sem muco) reduzindo a tosse. O uso prolongado de ambos medicamentos pode resultar em problemas mais severos.

Para a coriza e congestão nasal, temos os descongestionantes nasais, que desobstruem as vias aéreas, causando alívio da congestão nasal. O uso contínuo dele pode levar à dependência e afetar o coração e o Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinhal).

Durante a gripe é comum usar mais de um medicamento. Muitos desses medicamentos dependem de prescrição médica. Para outros, a orientação do farmacêutico pode indicar a maneira correta de usá-los.

Juliana Soares do Espirito Santo – 3º semestre do curso de Farmácia

Referências:

OLIVEIRA, M.F; SPECIALI J.G. Cefaléia crônica diária: Conceitos e tratamentos. Medicina, Ribeirão Preto, n. 35, p. 455-463, out./dez. 2002. Disponível em: <http://revista.fmrp.usp.br/2002/vol35n4/cefaleia_cronica_diaria.pdf>. Aceso em: 29 abr. 2016.

CAHALIN, P.L; DETURK, E.W. Fisioterapia Cardiorrespiratória - Baseada em Evidências. Artmed: São Paulo, 2007.

MARINHO,I.Gripe ou Resfriado. Fundação Oswaldo Cruz, ago.2013. Seção Comunidade e Informativos. Disponível em: <http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/gripe-ou-resfriado-virologista-da-fiocruz-explica-diferen%C3%A7a>. Acesso em: 29 abr. 2016.

Secretária de Vigilância em Saúde. Influenza. Portal Saúde-SUS. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/influenza>. Acesso em: 29 abr. 2016.

IAMARINO,A. A Sazonalidade da Gripe. Influenza A (H1N1) Blog, out.2009. Disponível em: <http://blog.h1n1.influenza.bvsalud.org/pt/2009/10/15/a-sazonalidade-da-gripe/>. Acesso em: 29 abr. 2016.

Carta Molecular. Centro de Genomas, nº28. Disponível em: <http://www.centrodegenomas.com.br/Arquivos/1/Carta_Molecular_N28.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2016.

Portal da Saúde – SUS. Tratamento da Influenza. Profissional e Gestor. Disponível em:<http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/tratamento-influenza>. Acesso em: 29 abr. 2016.

Mucosolvan. Expectorantes e Antitússicos. Disponível em: <http://www.mucosolvan.pt/acerca_da_tosse/tratamento_tosse/expectorantes_antitussicos.html> Acesso em: 29 abr. 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário