sexta-feira, 20 de maio de 2016

Tratamento não medicamentoso no controle do estresse

O estresse é parte da rotina da população, e uma parte dele faz bem, pois prepara para reagir a alguma situação difícil. Como resposta natural, ele prepara o corpo para agir ou fugir em situações de perigo. O nível de estresse adequado a determinar situações não causa problema, além de que deve ser alternado por momentos de relaxamentos. Porém, quando ele não diminui pode causar danos.

As doenças causadas pelo estresse não acontecem de um dia para o outro. O corpo mostra alguns sinais de que não está bem, alguns desses sintomas são: a sensação de desgaste constante, dormir pouco ou excessivamente, tensão muscular, aumento da pressão arterial, alterações de humor, perda de interesse pelas coisas, problemas de atenção, concentração e memoria, ansiedadeformigamento, problemas na pele, entre outros.

O estresse pode ter relação com a alimentação. Uns aumentam o consumo e outros diminuem a ingestão de alimentos. O recomendado é se alimentar de 3 em 3 horas. Os extremos podem causar danos. Não se alimentar pode levar ao estresse fisiológico, aumentando o risco de obesidade. E o jejum por longos períodos pode causar uma hipoglicemia, ou seja, falta glicose (açúcar) no cérebro deixando-o de funcionar adequadamente, causando fraqueza, mal-estar, tontura, confusão mental, alterações no humor e aumentando o estresse físico e mental.

Uma dica é identificar qual é a causa do estresse, uma vez que é identificada podemos decidir quais atitudes tomar, como definir prioridades, aprender a dizer não, reorganizar a rotina e achar um tempo para si, praticar atividade física, ter refeições adequadas, cuidar da saúde, proporcionar-se momentos de prazer e ter uma noite de sono.

O tratamento com o psicólogo auxilia o paciente a encontrar algumas formas de contornar o que está causando o estresse. O que não pode ser mudado no caso do trânsito por exemplo, tentar rotas e horários alternativos, caso não exista esta opção, encontrar outras formas, como ouvir música, ler, enquanto está parado.

Quando o estresse é por uma causa interna, como características de personalidade o trabalho é maior e a psicoterapia pode ser necessária. Quando o problema é a forma como lidar com as coisas é importante procurar um psicólogo.

Procure manter-se ativo fisicamente, encontre uma atividade prazerosa ou mantenha uma rede na vida social, presencial. Se o estresse for crônico e evoluir para um estado depressivo ou ansioso, deve-se procurar um psiquiatra.

Lais Oliveira Reis – 7º semestre do curso de Farmácia

Referências:

ALBERT EINSTEIN, Saiba como manter o seu estresse sob controle, set.2012. Disponível em: <http://www2.einstein.br/einstein-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/saiba-como-manter-o-seu-estresse-sob-controle.aspx> acesso: 23/04/2016.


ALBERT EINSTEIN, tudo sobre estresse, dez.2009. Disponível em: < http://www2.einstein.br/einstein-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/tudo-sobre-o-estresse.aspx>. Acesso em: 25/04/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário