
“A principal finalidade do tratamento da acupuntura é equilibrar a energia do indivíduo e trazer de volta a harmonia dele com a natureza e com a sociedade”, destaca a professora mestre Claudia Alves Vieira Mulero, do curso de Farmácia da UniSantos. Especialista em acupuntura, ela explica que a técnica atua como ação analgésica local e central, anti-inflamatória e ansiolítica, além de melhorar a defesa imunológica.
Segundo a professora, a acupuntura diminui a dor, aumenta a sensação de bem-estar, controla os sintomas, reduz a ansiedade e também melhora a qualidade do sono. “Ela pode tratar a causa do desequilíbrio do indivíduo e assim curar a enxaqueca, que pode ser causada por inúmeros fatores”.
Ao contrário dos medicamentos, a técnica não possui efeitos colaterais, mas, de acordo com a professora, deve ser evitada em pacientes com infecções generalizadas na pele. “Em pacientes grávidas também não têm contraindicações, mas devem ser evitados alguns pontos que atuam como dilatadores do colo do útero ou que facilitam a contração uterina”.
Acupuntura – Claudia explica que a acupuntura faz parte das chamadas terapias integrativas e complementares. Isso quer dizer que ela pode ser usada tanto para complementar um tratamento médico como individualmente, em substituição ao uso de medicamentos. “Cada caso precisa ser avaliado e verificada a melhor forma de estabelecer o equilíbrio do paciente”.
Por Liliane Souza – 7º semestre do curso de Jornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário