quinta-feira, 11 de maio de 2017

Hemoderivados, o que são e pra que servem

O sangue possui três funções gerais em nosso corpo, uma delas é a realização do transporte de oxigênio e nutrientes para órgãos e células, a segunda é a regulação do pH, através de tampões que são substâncias moduladoras do pH, realizando também o ajuste da temperatura corpórea, e a terceira função é a proteção através da coagulação, que é o processo em que substâncias presentes no sangue promovem a formação de uma barreira para que não haja a perda de sangue, que ocorre quando rompemos algum vaso e consequentemente ocorre o extravasamento sanguíneo.

Visto que o sangue e seus componentes exercem funções primordiais em nosso organismo, seus componentes foram subdivididos em hemocomponentes e hemoderivados. O sufixo "hemo" significa sangue, sendo assim, componentes do sangue e derivados do sangue. Os hemocomponentes são compostos basicamente de hemácias e plaquetas, e os hemoderivados de proteínas como albumina, globulina, fibrinogênio e outras.

Algumas patologias, traumas e cirurgias de grande porte comprometem a presença desses hemoderivados, sendo-se necessária a transfusão destes para que ocorram as funções biológicas necessárias.

A indicação principal de transfusões de hemoderivados são para pacientes que possuem alguma disfunção plaquetária ou de fatores de coagulação, que impediria o paciente de obter a proteção que o sangue deveria promover realizando a coagulação sanguínea quando ocorre algum rompimento de vaso.  

A obtenção dos hemoderivados para pacientes que possuem o seu comprometimento é realizada industrialmente através do fracionamento do plasma de doadores de sangue. Com base nisso devemos enfatizar que o cadastramento em bancos de sangue para realização das doações são de extrema importância. A doação não traz nenhum prejuízo à saúde do doador e são retirados apenas cerca de 450 ml de cada individuo por doação. Esse volume colhido não fará falta ao doador, pois o nosso organismo repõe o valor rapidamente. As doações realizadas por mulheres podem ser feitas até 3 vezes ao ano e os homens podem realizar até 4 doações ao ano.

Mayra Ivonete Wessling – 5º semestre do curso de Farmácia

Referências:

FUNDAÇÃO HEMOMINAS. Hemoderivados, 2014. Disponível em: < http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao/aprenda/hemocomponentes-e-hemoderivados>. Acesso em 12 Abr. 2017.

HEMOCENTRO UNICAMP. Manual de orientações em hemoterapia, 2008. Disponível em: < http://www.hemocentro.unicamp.br/dbarquivos/manual_de_orientacoes_em_hemoterapia.pdf>. Acesso em 12 Abr. 2017.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderno de informação: Sangue e Hemoderivados, 7 ed, 2016. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_informacao_sangue_hemoderivados_7ed.pdf>. Acesso em 12 Abr. 2017.

SILVA, Pedro Gabriel Melo de Barros e et al . Implantação de protocolo institucional para o uso racional de hemoderivados e seu impacto no pós-operatório de cirurgias de revascularização miocárdica. Einstein (São Paulo), São Paulo, v. 11, n. 3, p. 310-316, Sept.  2013.   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167945082013000300009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 12 Abr. 2017.


TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. PRINCÍPIOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA, 12 ed, 2010, Editora Guanabara Koogan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário