sexta-feira, 19 de maio de 2017

Infecções hospitalares

Infecções hospitalares são aquelas contraídas em períodos de internação hospitalar, podendo manifestar-se durante a estadia do paciente no hospital ou após sua alta. Obviamente, caracteriza-se como tal na condição de estar diretamente relacionada com a presença do paciente no hospital. As infecções hospitalares são problemas de grande relevância para a saúde pública, pois, além de aumentar o tempo e o custo do tratamento dos infectados, também complicam o quadro do paciente internado.

As infecções hospitalares são problemáticas e frequentes. Um indivíduo internado, provavelmente, está com a condição imunológica comprometida, permitindo o desenvolvimento de um microrganismo provocar determinada doença. Há infecções que podem ser prevenidas pela equipe de saúde por já se saber como se dá a transmissão do microrganismo. Daí a importância de se tomar medidas de assepsia e higiene adequadas pela equipe. As infecções que não podem ser prevenidas são aquelas que dependem diretamente do quadro imunológico do paciente.

É necessário haver a responsabilidade técnica da equipe de saúde na prevenção das infecções hospitalares. Padronizações de soluções antissépticas, técnicas previamente estabelecidas para coleta de materiais e prevenção de infeções na corrente sanguínea, além de estabelecer métodos mais eficientes para higienização e lavagem de vestimentas hospitalares, são medidas que podem reduzir drasticamente as infecções hospitalares. Realizando planos de prevenção é possível, também, reduzir os gastos que os hospitais têm devido essas infecções.

A grande problemática das infecções causadas por microrganismos em ambiente hospitalar é a possibilidade dos microrganismos tornarem-se resistentes a uma grande variedade de antimicrobianos. Um grande problema quanto à resistência aos antimicrobianos está relacionado aos fungos. Esses microrganismos são dificilmente combatidos pelo fato das drogas não terem alta seletividade para eliminá-los, principalmente quando estão alojados em determinadas áreas do corpo. Sempre busque serviços de saúde que proporcionem qualidade de atendimento adequada para a manutenção de sua saúde.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 5° semestre do curso de Farmácia

Rerefências:
PEREIRA, M.S. et al. A infecção hospitalar e suas implicações para o cuidar da enfermagem. Texto Contexto Enferm. Santa Catarina. v.14, n.2, Abril/Junho 2005.
MENEGUETI, M.G. et al. Avaliação dos Programas de Controle de Infecção Hospitalar em serviços de saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem. São Paulo. v.23, n.1, p.98-105, Jan./Fev. 2015.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário