quarta-feira, 17 de maio de 2017

Tuberculose: causas e tratamento

A tuberculose pulmonar é uma doença infectocontagiosa causada pela Mycobacterium tuberculosis. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose é a doença infecciosa mais mortal do planeta. Ela apresenta alguns sintomas característicos, como tosse por longos períodos, podendo haver a presença de sangue. Porém, a tosse não é deve ser utilizada como uma forma de diagnóstico da doença, pois também produz episódios de febre e suores noturnos, além de outros que podem evidenciar a presença da bactéria no pulmão.

A doença é transmitida de indivíduo para indivíduo, pelo contato com as gotículas que contém a bactéria que é expelida quando os infectados tossem ou espirram. Em ambientes precários, onde há muitos indivíduos dividem um mesmo cômodo, como ocorre em comunidades pobres e presídios, é comum haver maior propagação dessa infecção. Os países desenvolvidos, graças à melhoria da qualidade de vida e junto à implantação de uma quimioterapia eficiente contra a bactéria, foram capazes reduzir drasticamente a presença da doença no país.

O método mais eficiente para combater a tuberculose é a quimioterapia, fazendo a utilização combinada de antibióticos. Porém, há um problema no tratamento da tuberculose, pois o seu tratamento é muito longo, durando cerca de seis meses. Além desse tempo, os efeitos colaterais dificultam a adesão dos pacientes à terapia, causando, muitas vezes, o abandono do tratamento. O problema é quando este abandono resulta na resistência bacteriana, piorando o quadro do infectado e permitindo que ele possa transmitir cepas de bactérias resistentes aos tratamentos convencionais para indivíduos ainda não infectados.

A resistência bacteriana no Mycobacterium tuberculosis é difícil de ser combatida, pois há poucos fármacos capazes de efetuar sua morte, podendo, assim, haver o surgimento de uma doença intratável. Constantemente há pesquisas de novas combinações e novas moléculas farmacêuticas sendo propostas para o tratamento da tuberculose, porém é importante focar na adesão dos pacientes ao tratamento medicamentoso. Procure um médico ou farmacêutico para tirar dúvidas sobre como proceder durante o tratamento da tuberculose e em hipótese alguma abandone o tratamento. Sempre procure auxílio profissional.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 5° semestre do curso de Farmácia

Referências:

MACIEL, E.L.N.; SALES, C.M.M. A vigilância epidemiológica da tuberculose no Brasil: como é possível avançar mais? Epidemiol. Serv. Saúde. Brasília, v.25, n.1, março 2016.

CAMPOS, S.H. Mycobacterium tuberculosis resistente: de onde vem a resitência? Bol. Pneumol. Rio de Janeiro,  v.7, n.1, junho 1999.

NOGUEIRA, A.F. Tuberculose: uma abordagem geral dos principais aspectos. Rev. Bras. Farm. São Paulo, v.93, n.1, p.3-9, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário