sexta-feira, 26 de maio de 2017

Homeopatia na enxaqueca

As doenças crônicas, como as enxaquecas, são de difícil controle. Muitas vezes é necessário o uso contínuo dos medicamentos alopáticos. Em função disso, algumas pessoas tendem a buscar outras alternativas que julguem ser menos agressivas. As terapêuticas vitalistas, aquelas que realizam o tratamento considerando o ser de forma integral, corpo e elementos sutis, podem produzir bons resultados, sem o uso massivo de medicamentos. Como terapêutica vitalista, a homeopatia é bastante difundida e acessível.

Medicamentos alopáticos funcionam a partir de um princípio ativo que irá reproduzir um efeito fisiológico no organismo contrário aos sintomas que a doença esteja causando no indivíduo. Por exemplo, se estiver com pressão alta, você necessitará de um medicamento que produza efeitos contrários a esse sintoma, ou seja, que diminua a pressão.

Diferentemente da alopatia, os medicamentos homeopáticos não alteram as funções específicas que estão em distúrbio na doença. A homeopatia, como medicamento holístico, movimenta as forças naturais do organismo para cura como Hipócrates apresentava: “vis medicatrix naturae” ou via natural da cura.  

Para mobilizar essas forças presentes em nosso organismo, os medicamentos são preparados de forma bem diferente. Por se tratar de forças sutis, os medicamentos são bem diluídos, daí o porquê dos medicamentos homeopáticos não apresentarem risco de intoxicação. Os medicamentos são de origem variadas, dos reinos animal, vegetal ou mineral.

A escolha do medicamento homeopático depende da análise do quadro geral apresentado. Assim, não existe um único medicamento para enxaqueca, mas sempre um medicamento personalizado. Por outro lado, alguns homeopatas consideram possível a escolha de medicamentos para  sintomas, ou seja, um medicamento comum para a enxaqueca que pessoas diferentes apresentam, mas isso não é consenso dentre os adeptos da homeopatia.

Não utilize homeopatia por conta própria, busque uma prescrição adequada com médicos homeopatas ou o próprio farmacêutico dentro das farmácias homeopáticas, que tem a capacidade e a permissão para prescrever determinados medicamentos homeopáticos.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 5° semestre do curso de Farmácia

Referências:

CORRÊA, A.D. et al. Similia Similibus Curentur: notação histórica da medicina homeopática. Rev Ass Med Brasil. São Paulo, v.43, n.4, p.347-351, 1997.

CARVALHO, L.M. et al. Efeito da homeopatia Arnica montana, nas potências centesimais, sobre plantas de Artemísia. REV.BRAS.PL.MED. Botocatu, v.7, n.3, p.33-36, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário