terça-feira, 2 de maio de 2017

É preciso falar sobre suicídio

Foto: Divulgação/Netflix
Notícias publicadas recentemente pela mídia envolvendo casos de suicídio evidenciam o quanto é preciso reforçar as estratégias de prevenção. Apesar de ser tratado como um tabu, ele é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo. Além disso, é a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Baleia Azul e a série da Netflix 13 Reasons Why têm colocado o assunto em pauta. O jogo virtual é investigado em várias cidades do país por possíveis ligações com mortes de adolescentes. Ele fica disponível em grupos fechados em redes sociais e é composto por 50 desafios. A vítima passa por um “processo” até chegar ao estágio final: a morte. Já a série conta a história de uma garota que comete suicídio após vários de acontecimentos. Os 13 motivos são revelados detalhadamente em fitas de áudio, e divulgados após a morte da personagem.

O apoio psicológico é uma das formas de combater casos de automutilação e suicídio. “Às vezes acontece uma situação e a pessoa não tem uma estrutura psicológica para aguentar. Se não cuida pode piorar”, explica a psicóloga e docente na Universidade Católica de Santos (UniSantos), Flávia Henriques.

O ato de provocar a própria morte se relaciona com a depressão, doença incapacitante que gera sintomas como baixa autoestima, tristeza profunda, desânimo e angústia. A professora explica que não existe um motivo específico que leva ao aparecimento da doença. Ela pode ser desencadeada por conflitos familiares, problemas em relacionamentos amorosos ou até pela dor da perda.

Uma conversa despretensiosa também pode ser fundamental para ajudar o próximo. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional a pessoas que precisam de ajuda. A conversa pode ser feita por e-mail, telefone (141), Skype ou até pessoalmente. Não é preciso se identificar. Na região, há duas unidades. Uma em Santos, que fica na Rua Campos Melo, 189, na Vila Mathias, e outra em São Vicente. O endereço é Rua Do Colégio, 130, no Centro.

SERVIÇOS – Na UniSantos, os alunos podem contar com o apoio do Departamento de Apoio Pedagógico, Psicológico e Social (DPS), que oferece suporte gratuito. O espaço fica disponível de segunda a sexta-feira para atender gratuitamente aos alunos que precisam de ajuda. Basta agendar o atendimento por e-mail (dps@unisantos.br), telefone (13 3205-5555) ou presencialmente, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Avenida Conselheiro Nébias, 300, no bairro Vila Mathias.

Há também a clínica de Psicologia, que oferece psicoterapia individual, familiar e grupal. O local é aberto ao público em geral e é feito por meio de pagamentos a baixo custo. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 16 horas.  O endereço é Rua Dagoberto Gasgon, 8, bairro Boqueirão. Outras informações pelo telefone: (13) 3205-5518 ou 3205-5555.


Liliane Souza – 7º semestre do curso de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário