sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Carência de vitamina A na cegueira infantil

A carência acentuada de vitamina A é causadora de uma grave doença que acomete milhares de crianças no mundo inteiro, a hipovitaminose A. Diversos países em desenvolvimento, inclusive o Brasil, têm como problema de saúde pública a deficiência de vitamina A em crianças, causada pela ingestão insuficiente. Esta vitamina tem papel fundamental no desenvolvimento da visão, porém também desempenha outras funções, como atuar no sistema imunológico e na manutenção da pele.

A vitamina A pode ser encontrada em diversos alimentos de origem animal e vegetal. Nos alimentos de origem animal, essa substância pode ser encontrada em ovos, peixes, queijos e leite integral. Nos de origem vegetal, um conjunto de substâncias denominadas carotenoides serão transformados em vitamina A dentro do organismo. São exemplos de vegetais que contém esses carotenoides: alface, agrião, beterraba, cenoura, brócolis, espinafre, milho amarelo e diversos outros.

Por mais que ela consiga ser encontrada em diversos alimentos de fácil obtenção em mercados comuns, o principal grupo atingido por esta moléstia são aqueles de baixo nível econômico. A dificuldade de conseguir alimentar a criança de maneira apropriada faz com que as pessoas tendam a optar, muitas vezes, por fast foods e alimentos industrializados.

Antes de desenvolver a cegueira, a doença passa por estágios progressivos. A vitamina A auxilia os bastonetes, células presentes nas regiões periféricas do olho, a conseguirem visualizar as estruturas em ambientes escuros. A deficiência desta vitamina faz com que os olhos demorem em se adaptar à variação de luz no ambiente, além de dificultar a visão em ambientes com baixa luminosidade.

Conforme o organismo apresenta carência de vitamina A, mais danos ocorrem na estrutura ocular, denominada a xeroftalmia. Essa síndrome apresenta o ressecamento dos olhos e a destruição dos nervos oculares responsáveis pela visão. A intervenção medicamentosa é fundamental para evitar a destruição dos nervos oculares, evitando-se o quadro irreversível de cegueira total.

O jeito mais prático de se evitar a hipovitaminose A é alimentando-se de maneira saudável. Por mais que seja um problema de saúde pública em diversos países, grande parte da população tem pouco conhecimento sobre o assunto. Portanto busque alimentos que contenham a vitamina A e busque auxílio médico caso haja suspeitas de algum sintoma.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 6° semestre do curso de Farmácia

Referências:
SOUZA, W.A.; VILAS-BOAS, O.M.G.C. A deficiência de vitamina A no Brasil: um panorama. Rev Panam Salud Publica/Pan Am J Public Health. Washington, v.12, n.3, 2002.

MILAGRES, R.C.R.M. et al. A deficiência de vitamina A em crianças no Brasil e no mundo. Ciênc. saúde coletiva. Rio de Janeiro,  v.12, n.5  Set./Out. 2007

WEFFORT, V.R.S. Alimentação na infância: carências e excessos. Pediatria Moderna. São Paulo, v.50, n.6, p.243-53, Jun. 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário