quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Vitamina A

A Vitamina A é um termo genérico para um grupo de substâncias com a mesma atividade biológica. Assim como a forma natural, encontramos substâncias semelhantes na natureza e também as sintéticas que podem produzir o mesmo efeito. O corpo é incapaz de produzir a vitamina A, então somos obrigados a ingeri-la.


Ainda na natureza, outras substâncias (provitaminas carotenóides), quando ingeridas, dão origem à vitamina A e imprimem a cor laranja ou amarela aos alimentos como abóbora, cenoura, manga, pêssego e mamão. Em alguns vegetais folhosos verdes-escuros, como espinafre, também encontramos uma quantidade apreciável dessas provitaminas. Fígado e leite comercial também são excelentes fontes, mas, para a criança, o leite materno é insubstituível.

A vitamina A atua na retina formando compostos indispensáveis para a visão e mantém o crescimento e a integridade das células em todos os tecidos do corpo. A falta da vitamina dificulta enxergar à noite e, no limite, leva à cegueira total. Além de para a visão, a vitamina A é necessária para o crescimento e o desenvolvimento de crianças desde a fase fetal. Os adultos também necessitam dessa vitamina, pois mantêm úmidas e saudáveis as mucosas, que retém muitos microorganismos auxiliando na defesa imunológica.

A carência da vitamina A faz com que as crianças fiquem doentes com mais frequência, tornando as diarréias muito graves, podendo levá-las à morte. A hipovitaminose também provoca olhos secos, ásperos e sem brilho. Mas o contrário também não é bom. A ingestão exagerada de vitamina A se manifesta como pele seca, áspera e descamativa, além de dores de cabeça, ósseas e articulares. Muitos outros sintomas também podem surgir. Como a vitamina A interfere na divisão celular, o consumo exagerado pode causar câncer. Mulheres grávidas não devem receber suplemento de vitamina A.

Procure por um médico ou farmacêutico para conversar a respeito. Se ainda tiver dúvidas, encaminhe sua dúvida para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da UniSantos. O contato pode ser pelo e-mail cim@unisantos.br ou por carta endereçada ao CIM, Avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002, Santos SP.

Prof. Dr Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (1981), especialista em Homeopatia pelo IHFL (1983) e em Saúde Coletiva pela UniSantos (1997), mestre (1997) e doutor (2002) em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professor titular da UniSantos. Sócio proprietário da Farmácia Homeopática Dracena.



*Publicado originalmente pelo Jornal da Orla 

Nenhum comentário:

Postar um comentário