segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Santa Gemma Galgani, a padroeira dos farmacêuticos

Eles entendem todo o processo que envolve os medicamentos, desde o estudo para a descoberta de suas propriedades até a produção, e estão sempre prontos para auxiliar os pacientes quanto ao uso correto dessas substâncias. Seja atrás do balcão de farmácias e drogarias ou na atuação em indústrias e universidades, os farmacêuticos são profissionais indispensáveis na área da saúde, em especial, no que diz respeito a ações ligadas a medicamentos.

Neste 25 de setembro, celebra-se o Dia Mundial dos Farmacêuticos, data designada pela Federação Internacional da Farmácia para promover e defender o papel do farmacêutico na melhoria da saúde em todo o mundo. Assim como em outras áreas, estes profissionais contam com uma padroeira, que, conforme o catolicismo, é definida a partir de alguém que represente um modelo de profissional a ser seguido, como explica o professor doutor padre Antonio Paulo Ferreira de Castilho. “É alguém que vive o Evangelho perfeitamente, que exerce a profissão de maneira correta e usa a profissão para ajudar quem precisa”.
Segundo padre Castilho, apesar de não ser farmacêutica, Santa Gemma Galgani, italiana, nascida em 1878, costumava ajudar seu pai no trabalho, o farmacêutico Enrico Galgani. Desde cedo, Gemma mostrava comoção diante do sofrimento alheio.

Em 1902, a jovem, devota de São Gabriel, se ofereceu como vítima de amor aos pecadores, pedindo dores a ela e a salvação dos outros. Gemma morreu em 1903, aos 25 anos, devorada pelo mal. Ela foi beatificada em 1940 pelo Papa Pio XXI, que a indicou como modelo da Igreja por suas virtudes cristãs.      

Em uma carta escrita em 1990, disponível no site oficial da Santa Sé, o Papa João Paulo II se refere a Santa Gemma Galgani como exemplo de amor a Cristo, reverenciando o fato de que ela se ofereceu como vítima da conversão dos pecadores – mostrando, segundo o papa, que é preciso segui-lo para alcançar a alegria e a paz, mesmo à custa de grandes sacrifícios.

Padroeira – De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, Santa Gemma Galgani foi escolhida como padroeira dos farmacêuticos em 1945, passando a ser reconhecida em todo o Brasil. Mas, afinal, por que é que as profissões costumam contar com padroeiros?

Há dois motivos principais, de acordo com o padre Castilho. “O primeiro é ter alguém que foi o modelo como profissional. E o outro é ter um padroeiro a quem recorrer. Porque o católico sempre reza junto com a Igreja, junto com o Santo, com os irmãos. Tem irmãos na Terra? Rezamos. Tem irmãos no céu? Rezamos junto também”.

Por Liliane Souza – 8º semestre do curso de Jornalismo

Clique aqui e saiba mais sobre a história da farmácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário