sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Reposição de nicotina (Chicletes e adesivos)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que cerca de dois bilhões de pessoas sejam fumantes, ou seja, um terço da população mundial adulta, sendo 47% de toda a população masculina e 12% feminina. O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças, sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral. Sendo todo ano, mais de cinco milhões de mortes pelo uso do cigarro.


Estudos afirmam que, apesar de 70% dos fumantes desejarem parar de fumar, apenas 5% destes conseguem. Este fato se dá devido à dependência causada pelo uso da nicotina presente no cigarro, este é um alcaloide com ação estimulante, apesar de diminuir o estresse devido ao ritual de fumar. Além da dependência ocasionada por substâncias como a nicotina, ocorre também uma dependência comportamental após anos com o hábito de fumar, pois o fumante estabelece uma rotina de momentos para o uso do cigarro, como depois do café, das refeições, entre outros.

Assim, a retirada abrupta do cigarro pode levar a crises de abstinência, que pode se apresentar como ansiedade, irritabilidade, distúrbios do sono, aumento do apetite, alterações cognitivas e fissura (vontade intensa) pelo cigarro. Com base nisso, desenvolveram-se terapias de tratamento que auxiliam o indivíduo a largar a dependência ao cigarro. Além do acompanhamento psicológico, também é disponível terapias com antidepressivos (http://bit.ly/2vwZTVa) e com repositores de nicotina. Os repositores pretendem reduzir as crises de abstinência ocasionadas pela nicotina, enquanto o indivíduo reduz a condição do hábito.

A reposição de nicotina com o uso de adesivos ou gomas mantém menor dose de nicotina no organismo, reduzindo sintomas da abstinência sem promover os efeitos nocivos dos componentes do cigarro. Os adesivos têm duração de 24 horas e devem ser aplicados no período da manhã, promovendo uma quantidade fixa de nicotina através da pele. Nessa prática, reduz-se a dose de nicotina diariamente, conforme o tratamento progride. Já as gomas, promovem um início de ação rápido, liberando nicotina instantaneamente, a qual é absorvida pela mucosa oral. A goma pode ser usada a cada hora, sendo combinada com o adesivo para auxiliar nos momentos de fissura ou como terapia única.

A relevância dos prejuízos decorrentes do uso do cigarro é de extrema importância, por isso existem diversas maneiras para tratamento. Sendo assim, a orientação de um médico, farmacêutico e de outros profissionais da saúde é essencial para o abandono da dependência, e deve ser buscada a qualquer momento, basta apenas ir à busca do profissional para realizar o seu auxílio.

Mayra Ivonete Wessling – 6º semestre do curso de Farmácia.

Referências:
PORTAL BRASIL. Dia Nacional de Combate ao Fumo, Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude/2014/08/cigarro-mata-mais-de-5-milhoes-de-pessoas-segundo-oms>. Acesso em: 24 jul. 2017.

ÉRICA REGINA PEREIRA E SILVA et al, As principais doenças associadas ao tabagismo e o tratamento medicamentoso no combate à dependência pelo Sistema Único de Saúde. Rev Saúde Meio Ambient. v. 3, n. 1, p. 51-58, jan./jun. 2014


TABAGISMO HU USP. Tabagismo, Disponível em: < http://www.tabagismo.hu.usp.br/index.html>. Acesso em: 02 ago. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário