segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Determinação é a chave para dar adeus ao cigarro

A cada 10 mortes em todo o mundo, uma é causada pelo cigarro, segundo dados divulgados recentemente pela publicação científica The Lancet. De acordo com o estudo, em 2015, aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo fumavam diariamente.

Estratégias como a proibição do uso de cigarro em ambientes fechados e alertas nas embalagens podem ajudar a evitar novos fumantes, mas, para quem já é viciado, é preciso determinação do próprio fumante, como explica o professor doutor Helio Alves, do curso de Psicologia da UniSantos. “A pessoa tem que estar num grau que ela decidiu que precisa parar. Ela tem que estar determinada”, destaca.

Segundo o professor, o tabagismo está entre as doenças ligadas à fase oral do desenvolvimento, que tem a ver com etapas que começam na infância. Quando os estágios não são concluídos corretamente, a tendência é que a pessoa volte e busque aquilo que falta. Seja por meio do consumo excessivo de alimentos, por exemplo, ou através do cigarro e outras drogas. “Tem um lado destrutivo no inconsciente que a pessoa não consegue largar. É uma tentativa inconsciente de se prejudicar”.
Ele cita casos de fumantes que até largam o cigarro, mas, em compensação, acabam aderindo a outros vícios.  “É muito comum ouvir falar de pessoas que pararam de fumar e engordaram. Isso acontece porque elas passam a comer demais para nutrir esse vício. Na verdade é só uma substituição. A essência de se prejudicar continua”.

O professor explica que a psicoterapia entra em cena como forma de ajudar a pessoa a retomar o equilíbrio, passando por um processo de autoconhecimento. “O vício é a ausência do equilíbrio. Com a psicoterapia ela vai poder ouvir as potencialidades e coisas boas que têm e usar em benefício próprio”.

Tratamento - Em Santos, algumas unidades de saúde contam com o Programa Municipal de Atenção Intensiva ao Tabagista, que contribui para que fumantes possam largar o vício por meio de diferentes técnicas, como exercícios de respiração contra o estresse, além de orientações sobre atividades físicas e alimentação, tratamento de reposição de nicotina (adesivos e goma de mascar) e medicação, quando há prescrição médica. Informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Saúde do município, pelo telefone (13) 3201-5526 ou e-mail sms@santos.sp.gov.br.

Clique aqui e saiba mais sobre tabagismo.
Por Liliane Souza - 8º semestre do curso de Jornalismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário