sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Glaucoma e tratamentos utilizados

O glaucoma é uma doença ocular de causa multifatorial, que geralmente não apresenta sintomas iniciais e afeta o nervo óptico de maneira progressiva. Esse nervo é responsável pela transmissão das informações captadas pela estimulação luminosa até ao cérebro para ser interpretada, ou seja, é como enxergamos.

Na maioria das vezes a doença é causada pela elevação da pressão intraocular, no entanto há pacientes que apresentam glaucoma com pressão baixa. Estudos classificam que a pressão intraocular normal varia entre 10 e 21,5 mmHg, porém cada paciente tem sua pressão ideal, podendo esse valor considerado normal se alterar de indivíduo para indivíduo.

O diagnóstico é realizado através de exames como: exame de fundo do olho, medida da pressão intraocular e exame de campo visual. Para a realização do diagnóstico é necessária a consulta de um oftalmologista, recomendando-se que se realize consultas regulares para a detecção precoce da doença.

De acordo com a OMS, a cada ano são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma no mundo e é responsável por cerca de 13% da cegueira derivada da enfermidade. A doença pode se manifestar de diferentes maneiras: de ângulo aberto (80% dos casos), de ângulo fechado, de pressão normal, pigmentar, secundário e congênito. O glaucoma não tem cura, por esse motivo o tratamento adequado deve ser o mais precoce possível, com o intuito de se prolongar a capacidade de visão. Todavia é seguramente comprovado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) que pacientes que não realizam o tratamento adequado evoluem para a cegueira.

Segundo o CBO, o glaucoma pode ser proveniente de três diferentes causas. A causa congênita é quando está presente já no nascimento. Os recém-nascidos apresentam globos oculares aumentados e córneas embaçadas. A secundária ocorre devido a uma causa específica como após cirurgia ocular, catarata avançada, uveítes, diabetes, traumas ou uso de corticoides. E por fim, a crônica costuma atingir pessoas acima de 35 anos de idade.

O tratamento consiste, basicamente, no controle da progressão da doença, podendo ser realizado através de colírios, laser ou cirurgia. Os colírios usados no tratamento do glaucoma, com a finalidade de baixar a pressão intraocular, têm dois principais mecanismos de ação diferentes. Eles agem sobre o líquido que circula dentro do olho, chamado de humor aquoso. Os princípios ativos dos colírios diminuem a produção do líquido ou aumentam sua drenagem.
Em princípio, adota-se a monoterapia e havendo uma redução suficiente da pressão intraocular, há de se manter controles periódicos. Segundo o Consenso da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), nos casos em que a pressão intraocular alvo não for atingida com uma única medicação, mas houve ao menos a redução da mesma em 10%, uma segunda droga deverá ser acrescentada à terapia. O aumento no número de colírios utilizados corresponde ao avanço do glaucoma.

Mayra Ivonete Wessling – do 6º semestre  do curso de Farmácia

Referências:
CBO – CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA, Glaucoma. Disponível em:<http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/index.php>. Acesso em 12 Set. 2017.

GUEDES, R. A. P. et al, Avaliação econômica das associações fixas de prostaglandina/prostamida e timolol no tratamento do glaucoma e da hipertensão ocular. Rev Bras Oftalmol. 2010; 69 (4): 236-40.

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, Glaucoma: sintomas sutis, riscos reais. Disponível em:<https://www.einstein.br/noticias/noticia/glaucoma-sintomas-sutis-riscos-reais>. Acesso em 12 Set. 2017.

PORTAL BRASIL, Glaucoma atinge 900 mil pessoas no Brasil, segundo dados da OMS. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/saude/2011/05/glaucoma-atinge-900-mil-pessoas-no-brasil-segundo-dados-da-oms>. Acesso em 12 Set. 2017.
SBG – SOCIEDADE BRASILEIRA DE GLAUCOMA. Disponível em:<https://www.sbglaucoma.com.br/>. Acesso em 12 Set. 2017.

SILVA, L. R. et al, Fatores relacionados à fidelidade ao tratamento do glaucoma: opiniões de pacientes de um hospital universitário. Arq. Bras. Oftalmol.,  São Paulo ,  v. 73, n. 2, p. 116-119,  Apr.  2010 .
URBANO, A. P. et al, Avaliação dos tipos de glaucoma no serviço de oftalmologia da UNICAMP. Arq. Bras. Oftalmol.,  São Paulo ,  v. 66, n. 1, p. 61-65,  Jan.  2003 .


Nenhum comentário:

Postar um comentário